VFactory

Call Centers: salário dos operadores em Portugal

Partilhe esta notícia!

O trabalho de call center pode envolver uma série de tarefas que vão desde a simples resposta às chamadas recebidas dos clientes e o fornecimento de apoio técnico aos clientes em diversos setores de atividade, até às chamadas de telemarketing.

A carga de trabalho e o leque de responsabilidades dos operadores dependerá da sua função e do tipo de call center em que trabalham (inbound ou outbound).

Dada a elevada taxa de rotatividade, vagas em empregos de call center são relativamente fáceis de encontrar. Normalmente não requerem formação específica, qualificações ou conhecimentos aprofundados.

No entanto, para ser contratado como representante de um call center, poderá ser-lhe pedido que tenha um diploma, seja fluente em inglês (ou outras línguas) e esteja familiarizado com a utilização de computadores e Internet. Ter experiência anterior em vendas, atenção ao cliente, marketing ou recursos humanos, conferem normalmente uma vantagem adicional.

Quanto ganha um operador de call center

Um dos motivos que leva muitos jovens a decidirem trabalhar num call center, é o salário que podem auferir enquanto estudam.

O salário de um operador de call center varia consoante a carga horária. Por norma, quem trabalha em full-time, perfazendo as 8 horas de trabalho diário e as 40 horas semanais, recebe inicialmente o salário mínimo nacional – atualmente fixado nos 705€. Mas a este valor poder-se-ão somar os bónus de vendas e produtividade. Quem trabalhar em part-time, receberá o salário proporcional às horas de trabalho e o bónus de acordo com a sua performance e resultados.

Outros benefícios como seguro de saúde ou subsídio de alimentação (pago em dinheiro ou em cartão refeição), apesar de não serem obrigatórios por lei, poderão ser atribuídos como forma de incentivo.

Regra geral, após serem admitidos na empresa, os operadores passam por uma fase de formação, durante a qual já vão realizando contactos ou atendimento ao cliente. Essa formação, por norma, é remunerada.

Segundo o Indeed, a 15 de julho de 2022, e com base em 199 salários comunicados, o ordenado médio de um operador de call center é de 1039€ mensais.

Os salários progridem de acordo com a função do trabalhador, pelo que o operador pode, com as suas competências, progredir para Supervisor, Chefe de Equipa ou outras funções, passando a auferir de valores mais interessantes.

Além disso, cada vez mais call centers estão a aderir ao modelo de teletrabalho, o que, mediante o caso, poderá também ser visto como um benefício adicional para o operador.

De acordo com dados do Glassdoor – um conhecido portal onde funcionários e ex-funcionários avaliam anonimamente as empresas e comunicam os seus salários -, o salário base de um trabalhador de contact center em Portugal varia entre os 750€ e os 1300€ conforme a função que ocupa.

É crucial para a imagem de uma empresa ou marca, que os seus operadores de call center tenham formação adequada, se qualifiquem e se mantenham motivados para o exercício das suas funções. Um salário justo, bónus de incentivo e um bom ambiente de trabalho, serão, portanto, fatores essenciais para estes operadores melhor representarem uma empresa ou uma marca.

Comentários

topo