Vila Verde

Rota das Colheitas arrancou com grande festa em Freiriz e Lanhas

(C) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

Marcando o reencontro com as muitas famílias de emigrantes que estão de volta à terra natal, arrancou no último fim-de-semana a programação da Rota das Colheitas no concelho de Vila Verde, com eventos em Freiriz e Lanhas que proporcionaram intensa animação ao som da música popular e ao sabor de iguarias da gastronomia local.

A adesão do público superou as expectativas dos organizadores do “Saborear Lanhas” – dedicado ao arroz de feijão com pataniscas – e do convívio de verão Freiriz 2022, que entre teatro e música popular foi ainda aproveitado para prestar homenagem aos dois ‘freirizenses’ que foram ao Vaticano em bicicleta.

“Nada melhor do que assinalar o sucesso deste feito notável no arranque da programação Na Rota das Colheitas, onde valorizamos o melhor das nossas freguesias. Estes dois ciclistas deram o seu melhor, para cumprirem esta viagem em bicicleta ligando Freiriz ao Vaticano”, aplaudiu a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.

A autarca e o presidente da Junta de Freguesia, Narciso Gama, distinguiram com uma lembrança os dois ciclistas Amaro Matos e Amaro Gonçalves, que em junho fizeram a viagem de 2.500 quilómetros. A festa contou ainda com o humor da representação teatral do Grupo de Jovens de Freiriz, num convívio popular que mobilizou a comunidade local.

Juntamente com os vereadores do executivo, Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo, a presidente do Município fez também questão de saborear o arroz de feijão com pataniscas servido em Lanhas durante o fim-de-semana.

A adesão popular à iniciativa comprovou a mais-valia da gastronomia para a dinamização do território, como sublinhou Júlia Fernandes, que agradeceu o trabalho da Junta de Freguesia e das instituições e voluntários que se juntaram para levar a efeito um evento de sucesso reconhecido.

Comentários

topo