Vila Verde

Tradições, cultura e iguarias marcam animação na rota de Vila Verde

(C) Semanário V
Partilhe esta notícia!

Fim-de-semana com arraial do “Melão casca de carvalho” em Soutelo, Noites temáticas na vila do Pico, malhada de feijão na Loureira e caminhada noturna nas terras de D. João de Aboim.

Na Rota das Colheitas, com um programa diversificado em torno das tradições rurais nas freguesias do concelho de Vila Verde, abriu ontem à noite um novo fim-de-semana cheio de animação e intensa atividade. A panóplia de eventos vai de Soutelo, a Aboim da Nóbrega e Gondomar, Loureira e a vila de Pico de Regados.

O melão casca de carvalho é o centro das atenções no arraial de Soutelo que se estende ao longo dos próximos dias, com a gastronomia e a animação musical a reforçarem o convite para um convívio que atrai milhares de pessoas.

Mais a norte do concelho, na vila do Pico de Regalados, as Noites Temáticas arrancaram em grande na noite de ontem, ‘iluminada’ pelo cruzamento de gerações na demonstração artística e cultural de aspetos da vida e dos costumes das lavradeiras e lavradores da terra. Os eventos prosseguem este sábado, novamente ao ar livre, no requalificado Largo de S. Sebastião.

O programa da Rota das Colheitas reserva também para hoje uma caminhada noturna, num desafio para percorrer caminhos das “Terras de D. João de Aboim”. A partida para a aventura está agendada para as 19h00, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega.

Uma malhada de feijão é a proposta para a tarde de domingo na Loureira. A recriação da tradição agrícola, agendada para as 18h00, na zona fluvial da ponte Nova, na margem do rio Homem, é uma oportunidade para participar no Arraial do Emigrante, uma festa da freguesia que se estende ao longo destes quatro dias de um fim-de-semana prolongado.

Comentários

topo