Braga

Braga. Projeto em S. Victor apoia ‘Cuidadores Informais’ de forma gratuita

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

A Junta de Freguesia de S. Victor e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Assucena Lopes Teixeira têm em curso as inscrições para o projeto “Apoiar”.

Projeto “Apoiar” pretende ser uma resposta formativa a prestar às pessoas designadas como “Cuidadores Informais”, mas que não possuam, formalmente, esse estatuto.

Este projeto pretende dotar os Prestadores de Cuidados de estratégias, conhecimentos e competências, de forma a prevenir o Stress do Prestador de Cuidados, promovendo a sua saúde mental e o bem-estar.

Apoiar os cuidadores é fundamental para promover a permanência das pessoas em situação de dependência no seu meio natural de vida, com qualidade e conforto.

O Projeto Apoiar pretende, assim, promover a capacitação dos Prestadores de Cuidados, para o processo de cuidar da pessoa com dependência, em contexto domiciliário, dos utentes residentes na freguesia de S. Vítor e aplicar um modelo de intervenção de suporte e educação para a saúde dirigida aos prestadores de cuidados;

Este projeto irá decorrer em sessões temáticas de suporte e informação (encontros), com atendimento individual sempre que se justifique.

Os Prestadores de Cuidados da pessoa dependente não podem estar abrangidos pelo Estatuto do Cuidador Informal (Lei 100/2019). Este projeto não envolve qualquer custo para os utentes.

As inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia de S. Victor, todos os dias úteis, entre as 9h e as 17h ou solicitar informações através do email [email protected]

Comentários

topo