Região

Fogo de artifício das festas do Minho ’em risco’ este fim-de-semana

Partilhe esta notícia!

Cerca de 30 concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê uma subida da temperatura máxima.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ do IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio todo o interior Norte e Centro e alguns municípios do litoral nos concelhos de Aveiro, Coimbra e Leiria, do litoral alentejano e do Algarve.

Em risco elevado, o IPMA colocou toda a região do Alentejo e dezenas de municípios dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Viseu, Vila Real, Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para uma subida da temperatura máxima e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. No litoral oeste haverá uma pequena descida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (Guarda e Bragança) e os 20º (Faro), e as máximas entre os 25º (Aveiro) e os 34º (Évora, Beja e Setúbal).

Com as festas deste fim de semana em força no Minho, alguma, podem ver em risco o lançamento do fogo de artifício mediante o avançar da onda de calor que se avizinha.

Com Agência LUSA

Comentários

topo