Guimarães

Guimarães acolhe Campeonato de poesia falada do Minho a 27 de agosto

Partilhe esta notícia!

Projeto integra a 2ª edição da Open Call “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C.

A 1ª edição do Minha Poetry Slam – Campeonato de poesia falada do Minho, ocorrerá no próximo dia 27 de agosto, às 19h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade, situada no espaço exterior do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJ).

O projeto integra a 2ª edição da Open Call “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C. A Open Call direcionada para a área de Programação Cultural e Curadoria destinou-se a selecionar propostas que oferecessem uma programação inovadora e experimental a realizar-se na praça da Plataforma das Arte e da Criatividade e no próprio CIAJG.

O evento promete uma experiência nova e diferente para quem ama performance e literatura. Isto porque a competição ocorrerá em três etapas: Na primeira serão todos contra todos. Daí sairão sete classificados para a semi-final e, a seguir, dois para a grande final. Os concorrentes deverão apresentar poemas autorais em uma demonstração oral de até três minutos. Entre as regras, é vedada a utilização de recursos externos, como figurino, cenário ou instrumentos musicais. O objetivo é ter a voz e o corpo como principais recursos. Os jurados são escolhidos aleatoriamente na plateia, responsáveis por dar notas entre zero e dez. Vence a maior nota.

Além da competição, que inicia às 19h00, comporá também a programação uma oficina de Poetry Slam ministrada pela Maria Giulia Pinheiro, coordenadora do Todo Mundo Slam, às 14h00, no espaço exterior do CIAJ, além da participação da DJ Pat Sol, que irá animar o evento a cada intervalo.

PROGRAMAÇÃO

Workshop Palavra Falada com Maria Giulia Pinheiro | 14h00
Com exercícios de aprimoramento vocal, qualificação da leitura cênica e dos gestos, a Palavra Falada abordará o poder da oralidade, com técnicas e práticas do spoken word.

Batalha de Poesia | A partir das 19h00
Um campeonato de poesia falada onde 15 competidores batalham entre si. Serão 3 fases na mesma noite: uma classificatória, a semi-final e a grande final, no qual o vencedor ganha o prémio de 300 Euros.

DJ Set Patisol | 22h00
DJ Patisol é imigrante brasileira baseada no Porto. Sua seleção musical parte de sonoridades latino-afro-diaspóricas: como o funk, cumbia, reggaeton, afrobeat, trap… entre muitos outros. Acredita na libertação e união que só a música pode trazer.

História

Nascido nos Estados Unidos nos anos 80, o Poetry Slam é o nome dado às batalhas de poesia falada que tem democratizado o acesso à literatura e revelado dezenas de vozes poéticas dissonantes em todo mundo. Tradicionalmente esta atividade tem relação com as margens, com aquilo que não está no centro, ou que não é chamado de centro pela noção hegemônica.

Em Portugal, há alguns anos, os Slams ganharam força e contam com um circuito estabelecido que classifica para a Copa do Mundo de Slam, em Paris. Esta é a primeira vez que o evento realizar-se-á na Cidade Berço, e o objetivo desta edição é semear a cultura da poesia falada de modo que esta linguagem possa vir a se tornar parte da rotina cultural e da agenda da cidade, conferindo o acesso a uma tradição literária dissonante e potente, onde a poesia não é uma exclusividade de poucos, mas uma possibilidade para todas as pessoas.

Comentários

topo