Braga

Mais de meio milhar de bombeiros vão subir até ao Bom Jesus de Braga

Partilhe esta notícia!

A prova “Escadórios da Humanidade”, organizada pela ADN Eventos Desportivos e pela Associação Família de Elite, vai decorrer durante a manhã do dia 24 de setembro, sábado, no Bom Jesus de Monte em Braga.

O evento tem início às 8h30 com a concentração de bombeiros e início das provas às 9h00.

Neste momento mais de meio milhar de bombeiros de 100 corporações nacionais e de 8 nacionalidades (Portugal, Espanha, França, Polónia, Luxemburgo, Brasil, Cabo Verde e Alemanha).

“Estamos em contagem decrescente para a edição da prova Escadórios da Humanidade, quando faltam pouco menos de 1 mês para a maior iniciativa do género em Portugal e na Europa, esta edição promete mais uma vez surpreender pelo número de recordes já alcançados, mesmo antes da sua realização, sendo cada vez mais internacional, conforme comprovam as inscrições de participantes de diversos pontos do mundo”, refere a organização, em comunicado.

“O prestígio e a dimensão internacional que esta prova alcançou também contribuíram em muito para a promoção e para a classificação do Bom Jesus de Braga como património Mundial da Unesco”.

Braga tem um local único no Mundo para testar todos os limites que um bombeiro pode ter na vertente lúdica, “mas também numa intervenção de enorme complexidade que diariamente é confrontado e esse local é sem dúvida o Bom Jesus do Monte, mostra verdadeiramente que não há limites para testar esse esforço e o querer de chegar mais longe”.

“Esta prova é um exercício de superação para os todos os bombeiros quer portugueses, quer estrangeiros que vão testar os seus limites e demonstrar a forma como se preparam para a sua missão ao disputar esta difícil prova”.

A prova Escadórios da Humanidade promove a “promoção turística e a dinamização da economia local ao atrair para a cidade de braga um tão elevado número de participantes”.

Este ano a novidade será a Bênção Nacional de Capacetes, uma iniciativa nunca feita antes em Portugal, onde será presidida por um padre também ele bombeiro.

A ADN Eventos Desportivos e a Associação Família de Elite, valoriza toda a equipa que leva por diante esta organização, nomeadamente “aos patrocinadores e às entidades oficias” que tornam possível este evento.

Os bombeiros portugueses, bem como os colegas estrangeiros destacam esta prova como referência Mundial pela sua enorme complexidade e dificuldade, pela capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar quer a sua destreza física, mas também psíquica, que determina um final de prova muito doloroso para todos.

A ADN Eventos Desportivos e a Associação Família de Elite convocam “todos os bracarenses a assistir a este evento que é único em Portugal, que se deliciem com a vista do Bom Jesus do Monte, os seus maravilhosos jardins, bem como outros locais e que aplaudam estes soldados da paz, porque estes homens e mulheres dedicam-se diariamente à causa da salvaguarda das pessoas e dos seus bens”.

Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (Casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e Aparelho Respiratório circuito aberto “ARICA”), no menor tempo possível, com a distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros.

É a primeira prova, em Portugal, que tem como pano fundo um monumento português, um símbolo nacional.

Este evento é organizado pela ADN Eventos Desportivos, juntamente com Associação Família de Elite com o total apoio da Confraria do Bom Jesus do Monte e do Município de Braga, bem como o apoio institucional da Unesco, da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

Comentários

topo