Guimarães

Guimarães assinala os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul

Partilhe esta notícia!

Guimarães vai assinalar com a Comissão Aeronaval 100TAAS, os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, com um programa que se estende entre os dias 2, 10, 11 e 13 de setembro, onde se destacam as homenagens a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, junto à escultura conhecida como Penedo dos Aviadores, localizada na Montanha da Penha. Trata-se de uma obra do escultor José Luís de Pina que foi inaugurada em 1927.

A cerimónia de homenagem está agendada para sexta-feira, 2 de setembro, às 10h30, com as presenças do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, do Tenente-General Rafael Martins, Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea (CHCFA), representantes 100TAAS e Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha. Seguir-se-á ainda o sobrevoo do Santuário da Penha por F16 em homenagem aos Aviadores.

Com início em Lisboa a 30 de março de 1922, a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul foi finalizada a 17 de junho no Rio de Janeiro ficando para sempre imortalizada por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul e pela utilização de um método inovador de navegação aérea desenvolvido pelos portugueses que por isso se constituiu como um marco da maior relevância, importância e visibilidade para Portugal, para a Marinha e para a Força Aérea.

Ainda no dia 2 de setembro, às 15h30, está agendada a Inauguração da Exposição Itinerante dos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, no Guimarães Shopping.

Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Carlos Viegas Gago Coutinho, nascido em Lisboa em 1869, foi Almirante da Armada portuguesa, historiador, matemático e geógrafo. Foi também autor de trabalhos geográficos e históricos acerca das navegações dos Portugueses. Artur Sacadura Freire Cabral, conhecido como Sacadura Cabral, nasceu em Celorico da Beira, em 1880 e foi também oficial da Armada e arrojado aviador. Estes dois aviadores ficaram conhecidos internacionalmente, por realizarem a primeira travessia entre a Europa e a América do Sul, em 1922, tendo a viagem sido efetuada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Esta viagem constituiu um marco importante na aviação mundial, pois permitiu comprovar a eficácia da navegação aérea astronómica com uma precisão nunca antes conseguida através da utilização de um instrumento de navegação transformado para o efeito “o sextante”, um corretor de rumos criado especificamente e a aplicação de processos de cálculo inovadores.

O programa das comemorações prolonga-se ainda entre os dias 10 a 13 de setembro, com realce para a Peregrinação ao Santuário da Penha e transmissão em direto da Missa Solene Campal pela TVI, e ainda o Concerto da Banda da Força Aérea.

PROGRAMA DOS 100 ANOS DA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL

DIA 2 DE SETEMBRO | SEXTA-FEIRA

10h30 – Homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral na Penha
Descerramento de placa comemorativa dos 100 anos da TAAS no Monumento aos Aviadores Penha;

11h15- Sobrevoo do Santuário por F16 em homenagem aos Aviadores

15h30 – Inauguração da Exposição Itinerante dos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul (TAAS), no GuimarãesShopping

DIA 10 SETEMBRO | SÁBADO

11h00 – Conversa sobre a Travessia Aérea do Atlântico Sul (TAAS)
Largo da Oliveira
Convidados: Paulo Lopes Silva (Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães);
António Mimoso e Carvalho (Assessor da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea); Mário Correia e Henriques-Mateus (historiadores e autores com extensa obra na temática aeronáutica portuguesa), e Amaro das Neves (historiador).

DIA 11 DE SETEMBRO | DOMINGO

08h30 – Peregrinação ao Santuário da Penha

11h00 – Missa Solene Campal, presidida por sua Excelência Reverendíssima D. José Clemente.

DIA 13 DE SETEMBRO | TERÇA-FEIRA

21h30 – Concerto da Banda da Força Aérea nas comemorações dos 100TAAS
Centro Cultural Vila Flor

ORGANIZAÇÃO:
Câmara Municipal de Guimarães
Comissão Aeronaval 100TAAS (Marinha e Força Aérea)
Irmandade da Penha
Muralha, Associação de Guimarães para Defesa do Património

Comentários

topo