Guimarães

Guimarães participa em reunião transnacional do Projeto SPACHE

Partilhe esta notícia!

O Vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, apresentou os resultados dos inquéritos recolhidos do projeto A.Linho, destinados ao estudo dos Impactes sociais.

O Município de Guimarães marcou presença na reunião transacional do consórcio europeu do Projeto SPACHE – Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural, que decorreu nos dias 6 a 8 de setembro, em Sneek, Países Baixos.

O Vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, apresentou os resultados dos inquéritos recolhidos do projeto A.Linho, destinados ao estudo dos Impactes sociais, realizados no primeiro semestre do ano, depois de ter sido apresentado como programa piloto, no passado mês de junho, no congresso Internacional da TAFISA. que teve lugar na Eslovénia.

O Município de Guimarães integra o consórcio do projeto SPACHE cuja candidatura foi submetido ao programa Erasmus + Sport, e aprovado este ano, pela Comissão Europeia. O património cultural como alavanca para potenciar o desporto e a atividade física constitui o ponto de partida do SPACHE. O projeto tem como principais objetivos aumentar a prática desportiva e a atividade física dos cidadãos aproveitando recursos do património cultural.

O consórcio vai desenvolver uma pesquisa nos países parceiros tendo em vista a apresentação de um modelo de ação e de boas práticas. A partir das conclusões do estudo, e através de processos participativos, os parceiros do projeto conceberam e aplicaram quatro programas piloto em quatro dos países participantes (Portugal, Itália, Eslovénia, Holanda).

O Programa Piloto a implementado na cidade de Guimarães tem a Tradição do Linho como base para o desenvolvimento de ações que promovam a prática da Atividade Física.

O cultivo e exploração do linho é uma das mais antigas manifestações culturais de Guimarães e integra o património cultural imaterial do concelho.

A referência para a criação do Programa Piloto é Ciclo de Linho. Inspirado nas diferentes tarefas associadas a esta atividade agrícola, o projeto piloto pretende criar rotinas e exercícios físicos que promovam a atividade física, em diversos públicos, jovens, população ativa e sénior.

Comentários

topo