Guimarães

Guimarães promove evento gastronómico à escala da região do Minho

(c) Município de Guimarães
Partilhe esta notícia!

Iniciativa desenvolvida no âmbito do programa “Minho Wine Experience”, que se estende aos 24 municípios da região do Consórcio Minho IN.

O Município de Guimarães integra as jornadas de eventos gastronómicos, através de um programa complementar com os municípios de Viana do Castelo e Braga, com o objetivo de valorizar a gastronomia local e da região, apelando à memória dos paladares e dos cheiros antigos.
O Vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva, apresentou as linhas gerais do evento gastronómico “Carnes e Caldos” a realizar em Guimarães no fim de semana de 4 a 6 de novembro, na reunião de preparação que juntou os representantes do consórcio Minho Inovação promovido pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

O evento gastronómico a realizar em Guimarães assenta nos conceitos da degustação conhecimento e animação, que se estende aos 24 municípios da região do Minho. A ideia é reavivar rituais e tradições, valorizar e interpretar a sabedoria das comunidades, promover boas práticas rurais, repensar a alimentação, a qualidade dos produtos e das produções.

Para o evento de Guimarães, estão previstas algumas iniciativas como showcooking e degustação, fogueira da memória, mercadinho biológico e tasquinhas, residências gastronómicas, apresentações, jantares sensoriais, workshops, visitas e ainda restaurantes aderentes. Paralelamente, decorrerão concertos com música ao vivo, animação com Dj’s e jogos para crianças.

Os Chefs António Loureiro, Álvaro Dinis e Liliana Duarte serão os consultores gastronómicos através de um programa articulado de ações a desenvolver nestas jornadas.

Comentários

topo