Terras de Bouro

Serviços Educativos do Município de Terras de Bouro dinamizaram ATL de Verão

(C) Município de Terras de Bouro
Partilhe esta notícia!

O Município de Terras de Bouro, através dos Serviços Educativos, promoveu as ATL das Férias de Verão 2022 para todas as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos de idade. As ATL foram dinamizadas em Moimenta, Rio Caldo e no Gerês, tendo participado 166 crianças.
As diferentes atividades lúdicas e pedagógicas foram desenvolvidas pelos monitores e algumas em parceria com os técnicos do Município, nomeadamente, com o Serviço de Psicologia, Terapia da Fala e técnicos de Educação Ambiental.
Colaboraram também connosco outras entidades, tais como a CPCJ de Terras de Bouro, através da implementação do projeto “Sensibilizar, Crescer e Atuar XI”, realizado em parceria com a GNR – Serviço de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, a UCC de Terras de Bouro e a equipa do CLDS 4GEIRA.
De forma a tornar o Verão diferente e mais feliz, as crianças tiveram a oportunidade de realizar várias atividades externas, nomeadamente, frequência semanal nas Piscinas de Paradela, Piscinas do Centro de Animação Turística, visitas ao Campo do Gerês, ao Parque Aquático de Fafe, à Praia de Ofir, à cidade de Braga e passeio à Magikland, em Penafiel.
Participaram, ainda, na Romaria em Honra de S. Bento da Porta Aberta, onde realizaram uma visita à exposição das medalhas que efetuaram por solicitação da Irmandade, finalizando essa manhã com um almoço convívio.
No dia 2 de setembro, foi realizada a Festa de Encerramento das ATL, no Núcleo Museológico do Campo do Gerês. Na parte da manhã, de forma a encerrar o Projeto “Sensibilizar, Crescer e Atuar XI”, foi realizada uma exposição e demonstração de vários meios da Guarda Nacional Republicana. Posteriormente, tivemos um momento em palco, onde a Vereadora da Câmara Municipal, Dr.ª Ana Genoveva Araújo dirigiu algumas palavras alusivas à forma como decorreram as ATL, agradecendo o empenho de todos os envolvidos, tendo entregue, juntamente com os monitores, um diploma e uma medalha a cada criança.
O período da tarde foi preenchido com várias atividades lúdicas, dinamizadas pelos parceiros atrás mencionados e, ainda, pela Unidade do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS). Decorreram também jogos tradicionais pelo Palhaço Batatinha que proporcionou momentos de grande diversão a todas as crianças e pinturas faciais.
O objetivo deste projeto, foi o de sensibilização para questões relacionadas com a segurança e promoção de comportamentos cívicos. Pretende-se que as crianças sejam catalisadoras desta promoção de cidadania. No final da atividade, a GNR e a CPCJ fizeram a entrega de um diploma de participação nesta importante atividade cívica de promoção dos deveres da cidadania.

Comentários

topo