Guimarães

Guimarães recebe seminário da Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte

Partilhe esta notícia!

A Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte (OASRN) realiza a 4ª edição do Seminário Norte 41°, intitulada “2051: Odisseia dos Espaços. (Eco)Ficções do ambiente construído”.

A iniciativa compreende a realização de quatro painéis temáticos, em diferentes cidades da área geográfica afeta à OASRN, nos dias 10, 17 e 24 de setembro e 1 de outubro de 2022, na Póvoa de Varzim, Guimarães, Vila Real e Porto, respetivamente.

O painel alusivo à “Sustentabilidade Económica” vai ser debatido em Guimarães, com sessão agendada para o dia 17 de setembro, sábado, a partir das 17h30, no Instituto de Design de Guimarães.

O programa inicia-se com uma visitas guiadas em Guimarães, seguindo-se o debate com as com as intervenções de Margarida Madaleno (London School of Economics), Nelson da Silva Brito (Arquiteto, Doutorando em Sistemas de Energia Sustentável, MIT Portugal / Universidade de Coimbra), Paulo Magalhães ((ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável) , com moderação de Pedro Martins Barata (Partner Get2C; Director EU Climate Policy in Environmental Defense Fund).

Compreendendo os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, este seminário promoverá o encontro interdisciplinar para discutir sustentabilidade ambiental, económica, e social, no percurso do ambiente construído. Pretende-se lançar o mote para imprimir na consciência coletiva a urgente necessidade de repensar as práticas do setor da construção e instigar uma análise futurológica do European Green Deal, que permita refletir sobre o território após o cumprimento das metas de 2050. Procura-se deste modo pensar as realidades que poderemos ter em 2051 e os passos que a elas nos conduzirão.

Todas as atividades serão de frequência gratuita, mediante inscrição prévia

Comentários

topo