País

TAP é companhia aérea com mais reclamações desde 2019

Partilhe esta notícia!

O número de reclamações dirigidas a Companhias Aéreas aumentou 18% este ano, face a 2021. A TAP continua a ser a transportadora que absorve mais queixas, 44% do total registado. Segue-se a Ryanair (18%) e a Easyjet (10%). Cancelamento e reembolso de viagens, dificuldades no atendimento ao cliente e problemas com a bagagem são os três principais motivos de reclamação. A TAP assume o pódio da insatisfação dos consumidores há quatro anos consecutivos, desde 2019.

Numa altura em que a aceleração da privatização da TAP é tema em debate, uma análise do Portal da Queixa à categoria Companhias Aéreas indica que, entre os dias 1 de janeiro e 13 de setembro deste ano, os consumidores portugueses registaram 1.317 reclamações dirigidas às transportadoras, um aumento de 18% em relação ao período homólogo, onde se verificaram 1.118 queixas.

Segundo os dados analisados, a TAP ocupa a maior fatia das reclamações (44%), ao absorver 578 das queixas. Em segundo lugar, está a Ryanair (18%), acolhendo 239 reclamações. A Easyjet ocupa uma fatia de 10%, ao ser alvo de 130 reclamações. Segue-se a Vueling com 65 queixas (5%) e a Iberia com 46, a pesar 3% no total do setor.

Este ano, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores estão relacionados com o cancelamento e reembolso de viagens (44%); dificuldades no atendimento ao cliente (27%); problemas com a bagagem (26%) e outras queixas (4%).

A análise revela ainda que a TAP é a companhia aérea que mais reclamações recebe, posição liderada pela empresa nos últimos quatro anos, com o número de queixas a subir desde 2019, apesar dos dois anos de pandemia (2020-2021), a variação marcou-se crescente. Em 2019, ano de pré-pandemia, a transportadora recebeu, no mesmo período em análise, 395 reclamações, o que reflete um aumento na ordem dos 42%, comparativamente com 2022.

No que se refere à performance das companhias aéreas na resolução dos problemas reportados pelos consumidores, os indicadores analisados permitem concluir que esta é uma categoria com taxas de resposta e de solução muito baixas. A TAP tem um Índice de Satisfação avaliado pelos consumidores em 15.2 pontos (em 100), a Ryanair está pontuada em 6.4, a Easyjet obtém 8.3 pontos, a Vueling 5.8 e a Iberia 18.5 de pontuação.

Relativamente à TAP, relembre-se que o Governo anunciou a intenção de avançar com a venda de mais de 50% da companhia ainda este ano, com o consórcio da AIr France/KLM e a companhia alemã Lufthansa como favoritas na corrida. A operação poderá estar concluída nos primeiros meses de 2023.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

O Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como a maior rede social de consumidores em Portugal, sendo uma referência nacional em matéria de consumo e um marketplace de reputação de marcas.

O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas) e África do Sul (Complaints Book), através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.

Comentários

topo