Vila Verde

Escola Profissional Amar Terra Verde de Vila Verde recebeu novos alunos

Partilhe esta notícia!

“Estão numa excelente Escola e os vossos pais fizeram uma bela opção e a aposta certa” — assegurou hoje, dia 15 de setembro, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde na sessão de receção aos novos 162 alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

Manuel Lopes falava no esgotado grande auditório da EPATV aos pais e novos alunos oriundos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Braga, Vieira do Minho e Ponte da Barca, saudados pelo Diretor Geral, João Luís Nogueira e desafiados a serem “rigorosos com os professores, disciplinados, solidários, participativos, tolerantes e competentes”.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde exprimiu o sentir das demais autarquias que há quase trinta anos iniciaram esta “aventura educativa de referência no universo regional e nacional” que permite uma “quase total empregabilidade de 90% dos finalistas e a prossecução dos estudos superiores”, destacou a EPATV como “Escola inclusiva — que não deixa ninguém para trás, como sublinhou o Diretor Geral — que permite o intercâmbio com outras grandes escolas europeias e está preocupada com o ambiente”.

Em 2021-2022, 40 finalistas prosseguiram os estudos universitários e 140 estão todos empregados, o que o levou a assegurar que “esta Escola não é para formar Nem-Nem (jovens que não estudam nem trabalham)”, com “democracia e responsabilidade onde cada um tem de ser dono do seu projeto de vida e a Escola ajuda em parceria com a família e com as empresas que vos proporcionam estágios profissionais”.

“Aqui têm a garantia de um selo de qualidade. Agarrem esta bela oportunidade que os vossos pais vos dão” — concluiu Manuel Lopes.

João Luís Nogueira definiu a EPATV como o fruto de parcerias com as famílias, as autarquias e cerca de 400 empresas e instituições e anunciou “a melhoria das instalações que serão acrescentadas para dar melhores condições aos alunos e professores, a qual aguarda licenciamento na Câmara Municipal de Vila Verde”. Prometeu “diálogo permanente com os pais”, além da “uma Oficina de talentos para aqueles que querem ser grandes e sabem que só com trabalho se consegue o sucesso” com a segurança de “ninguém ficar para trás”.

Dirigindo-se aos pais, João Nogueira disse que “esta é a melhor herança que deixais aos vossos filhos”, numa “escola de desafios. Se vieram para viver a vida, com alegria solidária e ecológica, para crescer com os vossos professores, estão na Escola certa”.

No encerramento, a APPCDM felicitou a EPATV para um novo ano letivo com um Santo António elaborado pelos seus utentes e alunos da escola, este pode ser visto na entrada das instalações.

Comentários

topo