Braga

Nasceu em Braga o Bacalhau à Narcisa, uma forma única de comer bacalhau

Partilhe esta notícia!

Para falarmos sobre o histórico e nacional prato de Bacalhau à Narcisa, é necessário recuar no tempo em que o carismático Restaurante de Braga fervilhava de vida!

Bacalhau à Narcisa 2

A Origem

Bacalhau à Narcisa foi um restaurante tradicional da cidade de Braga.

Ficou conhecido, a nível nacional, por possuir um ambiente de tasca onde e, desde há cerca de um século, lá ser servido o tradicional Bacalhau à Narcisa.

Os ingredientes para o Bacalhau à Narcisa

O restaurante especializou-se na confeção do bacalhau, que é frito em azeite, com o tacho cheio, acompanhado de batata frita às rodelas e regado com vinho verde tinto ou branco.

Este restaurante foi considerado como “um dos mais emblemáticos de Braga”.


Receita

ban2345
Bacalhau à Narcisa

Prato típico de Braga

Receita original do Restaurante Bacalhau à Narcisa

Ingredientes:

  • 3 Postas de bacalhau
  • 3 dentes de alho
  • 2 cebolas
  • 3dl de azeite
  • 800g de batatas
  • sal Marinho

Preparação:

Depois do bacalhau demolhado, frita-se em azeite. Cortam-se as batatas às rodelas finas, temperam-se com sal e fritam-se em azeite onde se fritou o bacalhau Cortam-se também as cebolas às rodelas finas e picam-se os dentes alhos e leva-se ao lume com 1,5dl de azeite. Logo que esta esteja mole, retira-se, coloca-se o bacalhau numa caçarola de barro, à volta põem-se as batatas e por cima a cebola, leva-se ao forno durante dez minutos.

Enfeita-se com azeitonas.

O Prato

O histórico e nacional prato de Bacalhau à Narcisa é um prato típico da culinária de Portugal. Embora com algumas nuances mas sem fugir À raiz é dos pratos de bacalhau mais preparados. De Norte a Sul, do Minho ao Algarve, o pão é o deleite de quem o degusta.

O histórico e nacional prato de Bacalhau à Narcisa pode também ser chamado de bacalhau à Braga. Inclui bacalhau às postas, frito; as batatas e cebolas que acompanham este prato são cortadas às rodelas finas e fritas no mesmo azeite do bacalhau, com louro e cravinhos.

Nasceu em Braga, onde era servido no restaurante de mesmo nome.

Ganhou fama e com o tempo foi adotado por outros restaurantes, que tornaram esta receita numa das referências da gastronomia minhota.

 

Comentários

topo