Vila Verde

Câmara de Vila Verde entrega contratação de professores a associação de Coimbra

Partilhe esta notícia!

A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou a celebração de protocolos para assegurar o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para todos os alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino básico no concelho neste novo ano letivo.

As AEC’s serão dinamizadas pela associação “Tempos Brilhantes” de Coimbra, ao abrigo de protocolos que envolvem também os três agrupamentos escolares do concelho. O Município aponta para gastos na ordem de 200.700 euros, abrangendo os 1.338 alunos matriculados este ano no primeiro ciclo.

Como explicou o vereador Manuel Lopes, responsável pelo pelouro da educação, a oferta das atividades de enriquecimento curricular reveste-se de uma importância acrescida na estratégia do Município de valorização e diferenciação positiva na formação e desenvolvimento das gerações mais novas do concelho, designadamente ao nível educativo, desportivo e recreativo.

O autarca avançou que as AECs serão “implementadas através de uma prática lúdica, em incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar e primordial as Orientações programáticas emanadas do Ministério da Educação”.

O desenvolvimento das atividades previstas inclui a concretização dos projetos NOVAEC, que têm como objetivo “a educação plena, bem-estar e realização das crianças e jovens, fazendo convergir a multiplicidade da experiência humana com a cidadania ativa”.

Nesse sentido, serão abordados temas de interesse pedagógico e social, tais como a segurança, saúde ambiente e boas práticas sociais e de cidadania, ajustadas ao projeto educativo do Município de Vila Verde e também em articulação com os projetos educativos dos agrupamentos de escolas.

Os contratados disponibilizados pela Associação são todos em regime de prestação de serviços (Recibos verdes) o que deixou os professores e monitores revoltados com a situação.

Recrutamento de mentores

No âmbito dos protocolos celebrados com o Município e os agrupamentos escolares, a Tempos Brilhantes iniciou já o processo de recrutamento de monitores ou professores para a implementação das atividades de enriquecimento escolar nas escolas do concelho. As candidaturas podem ser feitas online, aqui.

Para o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, estão previstas AEC’s para Inglês, Desporto, Artes e Ciências Experimentais. Estas atividades serão ministradas sempre à tarde.

Para o Agrupamento de Escolas de Prado, estão em aberto candidaturas para mentores nas atividades de enriquecimento curricular em Desporto, Artes e Ciências Experimentais.

No Agrupamento de Escolas Moure e Ribeira do Neiva, as AEC’s disponibilizadas são nas áreas de Desporto, Artes e Inglês.

Comentários

topo