Braga

Proteção Civil de Braga faz teste aos meios à escala real em Famalicão

Partilhe esta notícia!

Decorrente da deliberação da Comissão Distrital de Proteção Civil de Braga, vai realizar-se no próximo sábado, dia 29 de outubro de 2022 no período compreendido entre às 09:27 e às 14:00 um exercício à escala real, Live Exercises – LIVEX e Command Post Exercises – CPX, denominado “SEVEX2022”, que tem como pressuposto um teste aos Plano de Emergência Externo da Continental Mabor, Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão e Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Braga, bem como testar o Sistema de Gestão de Operações em situações de exceção, nomeadamente num cenário de incêndio no armazém de produtos químicos em industria Seveso de perigosidade superior, envolvendo os patamares de atuação no âmbito local, Municipal e Distrital.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão são os responsáveis pelo planeamento do Exercício que conta com a participação de diversos Agentes de Proteção Civil e Entidades, nomeadamente:

1. Corpos de Bombeiros;
2. Instituto Nacional de Emergência Médica;
3. Guarda Nacional Republicana;
4. Policia de Segurança Pública;
5. Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão;
6. Cruz Vermelha Portuguesa;
7. Centro Distrital da Segurança Social de Braga;
8. Infraestruturas de Portugal;
9. Comboios de Portugal;
10. E-Redes;
11. Altice Portugal;
12. Centro Hospitalar do Médio Ave;
13. Agrupamento de Centro de Saúde do Ave;
14. Juntas de Freguesia de Lousado e Ribeirão;
15. Corpo Nacional de Escutas de Lousado e Ribeirão;
16. Agencia Portuguesa do Ambiente;
17. Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do
Território;
18. Continental Mabor, Indústria de Pneus, SA.

A sessão de apresentação do exercício aos Agentes de Proteção Civil e Entidades envolvidas no exercício, que decorreu no passado dia 20/10/2022 pelas 10:30, na Casa do Território em Vila Nova de Famalicão, contou com a presença do Exmo. Senhor Vice Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Ricardo Mendes, que
presidiu à sessão, do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Sr. Manuel Tibo, em representação do Exmo. Senhor Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e do Segundo Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Eng.º Armando Silva enquanto Diretor do Exercício.

O cenário do “SEVEX 2022” foi desenvolvido a partir dos cenários constantes do Plano de Emergência Externo da empresa, tendo por base um eventual incêndio no armazém de produtos químicos que teve início na sequência de uma operação de manutenção, a combustão desenvolve-se e provoca a libertação de gases tóxicos para a atmosfera, formando uma nuvem de monóxido de carbono que atinge a população envolvente da empresa. A resposta ao incidente irá envolver cerca de 200 operacionais das diversas entidades.

Comentários

topo