Desporto

SC Braga obrigado a vencer Malmö e esperar deslize do Union Berlim

Partilhe esta notícia!

O Sporting de Braga recebe na quinta-feira o Malmö, na expectativa de se manter na Liga Europa de futebol, ainda que esteja dependente da ajuda do Union Saint-Gilloise, virtual vencedor do grupo D, frente ao Union Berlim.

A equipa minhota ocupa o terceiro lugar da ‘poule’ à partida para a sexta e última jornada, a dois pontos de distância do Union Berlim e precisa de desalojar os alemães do segundo lugar para se apurar para o ‘play-off’ de acesso aos oitavos de final.

A missão de vencer o Malmö parece perfeitamente acessível aos bracarenses, uma vez que o bicampeão sueco conta por derrotas os cinco jogos disputados e já não poderá escapar ao último lugar e ao consequente afastamento das competições europeias de 2022/23.

A equipa treinada por Artur Jorge iniciou a campanha precisamente com um triunfo por 2-0 em Malmö, ao qual se sucedeu novo êxito, por 1-0, na receção ao Union Berlim, o que não deixaria adivinhar as dificuldades atuais para se manter na segunda prova continental mais importante.

O Braga conquistou apenas um ponto no duplo confronto com Union Saint-Gilloise (derrota por 2-1 em casa e empate 3-3 fora), mas foi o desaire por 1-0 no estádio do surpreendente líder do campeonato alemão, na ronda anterior, que poderá ter representado a machadada final nas suas aspirações.

Mesmo que se imponha ao Malmö, a formação ‘arsenalista’ precisa do contributo dos belgas para alcançar a segunda posição e, dessa forma, evitar a despromoção para a Liga Conferência Europa, a terceira divisão continental, cujo ‘play-off’ de acesso está reservado ao terceiro colocado.

O Saint-Gilloise vai receber a equipa de Berlim – que está empatada no confronto direto com o segundo classificado do campeonato português -, com a serenidade proporcionada pela vitória antecipada no grupo e a qualificação direta para os ‘oitavos’, num embate entre dois estreantes nesta fase da Liga Europa.

O jogo entre o Sporting de Braga, derrotado por 1-0 pelo FC Porto na final da Liga Europa de 2010/11, e o Malmö, tem início marcado para as 20:00, à mesma hora em que começarão a defrontar-se Saint-Gilloise e Union Berlim, em Heverlee, na Bélgica.

O Fenerbahçe, treinado pelo português Jorge Jesus, procura segurar o primeiro lugar do grupo B, frente ao Dínamo Kiev, enquanto a AS Roma, orientada por José Mourinho, recebe o Ludogorets, na expectativa de ultrapassar os búlgaros no segundo posto da ‘poule’ C.

A final da Liga Europa da época 2022/23 está marcada 31 de maio de 2023, na Puskas Arena, em Budapeste.

Comentários

topo