Vieira do Minho

Vieira do Minho com novo equipamento para combate à vespa asiática

Partilhe esta notícia!

O município de Vieira do Minho, distrito de Braga, anunciou que dispõe de um “novo equipamento” para combate à vespa asiática, acrescentando que desde o início do ano já recebeu “cerca de 300 notificações” de ninhos desta espécie invasora.

“Designada por marcador de ar comprimido, trata-se de um equipamento ‘específico para proceder à inoculação dos ninhos com um projétil de biocida específico’ para combater esta espécie invasora. Ressalve-se que a metodologia usada é capaz de destruir a vespa velutina [asiática], mas é considerada ‘amiga do ambiente’, sem químicos prejudiciais aos ecossistemas”, refere a autarquia, em comunicado.

A câmara sublinha que “este novo método não obriga à remoção dos ninhos intervencionados”, permitindo dessa forma “ultrapassar as dificuldades sentidas pelos técnicos nas situações em que os ninhos se encontravam muito altos”.

“Desde o início de 2022, o município de Vieira do Minho registou cerca de 300 notificações de ninhos de vespa asiática, tendo sido destruídos quase a sua totalidade. Desde o início do combate a esta espécie invasora, a autarquia de Vieira do Minho tem procedido à incineração destes ninhos, mas, com aquisição deste equipamento, o combate à vespa velutina vai tornar-se mais eficaz”, salienta a autarquia.

A Câmara de Vieira do Minho pede ainda aos munícipes que, “caso encontrem ou visualizem” este tipo de ninhos, “em caso algum devem tentar destruí-lo por iniciativa própria”, mas antes contactar as entidades competentes, Serviço de Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários ou GNR.

Comentários

topo