Vila Verde

Dia Eco-Escola: Vila Verde elogia ação extraordinária da escola EPATV

(C) EPATV
Partilhe esta notícia!

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde agradeceu hoje a “conquista de mais uma Bandeira Eco-escolas — a décima quinta consecutiva — que traduz um trabalho extraordinário da Escola Profissional Amar Terra Verde” (EPATV).

Júlia Fernandes falava após a cerimónia de içar da Bandeira Verde à entrada da EPATV que integrou a celebração do Dia da Eco-escola que incluiu uma caminhada até à Ponte Nova, na Loureira, no espaço de lazer daquela praia fluvial.

A sessão contou com a presença do Diretor da Escola, João Luís Nogueira, e da Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, o presidente da Junta de Loureira, Fernando Ferreira, professores e centenas de alunos que deram vida a estas celebrações.

“O dia é vosso” — começou por dizer o Diretor Geral da EPATV, destacando a presença da edil vilaverdense pela sua total disponibilidade para participar nas nossas atividades.

Lembrando a 15.ª Bandeira Verde atribuída à EPATV, nos últimos anos, João Luís Nogueira sublinhou que a “preservação da natureza nos nossos tempos é um ato heróico, aqui praticado todos os dias, porque é do Planeta que resulta uma grande parte da nossa felicidade”.

A caminhada iniciou-se manhã cedo, passando pelas principais ruas de Vila Verde, liderada por Sandra Monteiro e pelos professores Paula Costa, José Dantas, Sara Leite, Pedro Arantes, entre outros.

Chegados à Ponte Nova, os caminhantes viveram uma Mega-aula de Educação Física, seguindo-se uma palestra sobre a limpeza dos rios, por Adelino Silva, da Direção do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde.

Sandra Monteiro agradeceu a disponibilidade da Junta de Freguesia que tornou possível “realizar estas atividades e mostrar como se preserva um belo lugar de lazer.

O engenheiro Adelino Silva, numa palestra sobre limpeza de rios e identificação de plantas invasoras, lembrou a necessidade reduzir, reciclar e reutilizar o lixo porque ainda é “enorme a quantidade de resíduos sólidos que vem parar aos cursos de água” e depois desagua no mar.

Depois do almoço, numa sessão online, a comunidade escolar assistiu às palestras sobre o livro “Os Bichos de Braga”, pelo fotógrafo João Ferreira; a apresentação de projetos da Associação Palombar, pelo biólogo Pedro Alves; e o Parque Nacional Peneda Gerês, pela representante Cristina Machado.

Comentários

topo