Guimarães

Vale do Ave Transportes com autocarros para pessoas em cadeira de rodas

Partilhe esta notícia!

A Vale do Ave Transportes, empresa de serviços ocasionais e regulares de transporte de passageiros, com sede no concelho de Guimarães, adquiriu para a sua frota o primeiro de quatro autocarros com condições para acolher duas cadeiras de rodas para atender às necessidades de pessoas com mobilidade condicionada.

“É um investimento na mobilidade inclusiva”, afirma Fernando Salgado, presidente do grupo Vale do Ave Transportes, que deverá investir cerca de um milhão de euros na aquisição de quatro autocarros amigos das pessoas com mobilidade reduzida.

“A Vale do Ave Transportes é uma empresa com responsabilidade social e procura atender às necessidades de todos os públicos”, frisa o responsável da empresa, explicando que o investimento constante na modernização da frota de autocarros “determinou a opção por viaturas que tenham capacidade para transportar pessoas que usam cadeiras de rodas”.

A primeira viatura adaptada para acolher até duas cadeiras de rodas é um autocarro Volvo C40C, com capacidade para 55 lugares sentados na sua totalidade ou 51 lugares e duas cadeiras de rodas. O veículo dispõe de uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas, que são colocadas nos lugares da frente, após a retirada dos bancos normais, que são amovíveis. A aquisição do autocarro, incluindo a plataforma elevatória de cadeiras de rodas, implicou um investimento de 250 mil euros.

As agências de viagens e outros clientes que alugam os autocarros da Vale do Ave Transportes já tinham demonstrado a necessidade desta solução de mobilidade inclusiva para pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, pelo que este investimento é uma resposta a uma necessidade do mercado. Por isso mesmo, em janeiro de 2023, deverão chegar à Vale do Ave Transportes mais três autocarros equipados para servir clientes que se locomovem em cadeiras de rodas.

A Vale do Ave Transportes dispõe de uma frota constituída por mais de 75 autocarros e minibus, com uma lotação entre 16 e 68 lugares, em que todos os veículos estão equipados com wi-fi, ar condicionado, arca frigorífica, leitor de CD/DVD, monitor de televisão, rádio e microfone.

Com sede em Serzedelo, no município de Guimarães, a Vale do Ave Transportes integra um grupo empresarial que é especializado no transporte de passageiros em serviços turísticos, ocasionais e regulares.

Ao nível dos transportes regulares, o Grupo Vale do Ave Transportes ganhou a concessão dos transportes públicos de passageiros nos concelhos de Guimarães e Amarante, através das empresas Guimabus e RodoAmarante, respetivamente.

Comentários

topo