Desporto

FC Porto e Sporting vencem e atenuam distâncias do topo da Liga

Partilhe esta notícia!

FC Porto e Sporting acercaram-se do líder invicto Benfica, ao imporem-se em casa a Paços de Ferreira (4-0) e Vitória de Guimarães (3-0), respetivamente, numa 12.ª jornada da I Liga de futebol também positiva para o Arouca.

Depois da derrota caseira no clássico frente aos ‘encarnados’ (0-1), seguida do empate nos Açores com o Santa Clara, a formação treinada por Sérgio Conceição regressou às vitórias na prova, assente em dois tentos do brasileiro Evanilson (quatro e 39 minutos) e um do iraniano Mehdi Taremi (31), além de um autogolo do chileno Juan Delgado (55).

Com o oitavo triunfo na I Liga, o FC Porto ascendeu provisoriamente à segunda posição, com 26 pontos, mais um do que o Sporting de Braga, terceiro, anfitrião do Casa Pia no domingo, e cinco abaixo do líder invicto Benfica, que visita no mesmo dia o Estoril Praia.

O Paços de Ferreira continua a prolongar o pior arranque de sempre na elite e averbou a quinta derrota seguida em todas as provas, seguindo ‘afundado’ no 18.º e último posto, ainda sem êxitos e com apenas dois pontos, a sete da zona de manutenção automática.

Se o FC Porto capitalizou o fulgor proveniente da recente vitória no Grupo B da Liga dos Campeões, que irá valer o estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final, o Sporting reagiu com um triunfo à indesejada ‘queda’ para os ‘play-offs’ da Liga Europa, volvida uma das piores fases da ‘era’ Rúben Amorim, com duas derrotas e um empate.

Com golos do espanhol Pedro Porro (34 minutos), do japonês Hidemasa Morita (40) e do inglês Marcus Edwards (55), que marcou de novo à anterior equipa, os ‘leões’ bateram o Vitória de Guimarães, que viu Afonso Freitas ser expulso com duplo cartão amarelo (26).

O Sporting, que voltou a não sofrer golos 10 duelos depois, subiu de forma provisória ao quarto lugar, com 22 pontos, dois acima dos vimaranenses, sextos, cuja série de sete encontros de invencibilidade cessou à custa do desaire mais volumoso esta temporada.

No primeiro desafio do dia, um golo solitário do brasileiro Antony, logo ao terceiro minuto, permitiu ao Arouca prolongar a sua melhor sequência da época em Vizela (1-0), com três vitórias nas últimas quatro rondas e o sétimo jogo sem perder em todas as competições.

Se o Vizela já não vence há três partidas e continua em 12.º, com 12 pontos, o emblema da Serra da Freita, que tinha logrado um inédito êxito sobre o Sporting (1-0), na jornada última, ascendeu provisoriamente ao oitavo posto, com os mesmos 19 do Portimonense.

Os algarvios, que seguem em sétimo, abriram a 12.ª ronda, penúltima antes da paragem da I Liga para o Mundial2022, com um triunfo na visita ao Gil Vicente (2-1), que estreou o treinador Carlos Cunha como sucessor de Ivo Vieira e figura em 15.º, com nove pontos.

Comentários

topo