Barcelos

IPCA adota Medidas e Recomendações para a Redução do Consumo Energético

(C) IPCA
Partilhe esta notícia!

Iluminação interior desligada a partir das 23 horas, luzes decorativas de exterior apagadas durante a madrugada, regulação eficiente da climatização, aproveitamento de águas de captação própria para rega são algumas das medidas que o IPCA vai adotar para reduzir o consumo de energia nos seus espaços.

Além das medidas adotadas, o IPCA vai lançar uma campanha de sensibilização para a adoção de comportamentos mais eficientes e sustentáveis. Apagar a luz ao sair de uma divisão, fechar as portas e janelas dos edifícios climatizados, deslocações a pé ou em transportes públicos, utilização de veículos elétricos ou de modos suaves de mobilidade (bicicleta, trotinete) são algumas das recomendações que visam estudantes, docentes e funcionários do IPCA.

Estas medidas agora adotadas surgem a par de outras iniciativas que já têm vindo a ser tomadas para tornar os edifícios do Campus e dos Polos energicamente mais eficientes e para a produção local de eletricidade para autoconsumo através de fontes de energia renovável.

Para Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, “as medidas e recomendações agora apresentadas são fundamentais tendo em consideração o contexto nacional e internacional em que vivemos. Já sabíamos que tínhamos um Campus verde, saudável e seguro. Agora teremos também um Campus eficiente do ponto de vista energético e cada vez mais sustentável.” A Presidente do IPCA lança ainda um apelo à Comunidade Académica: “O envolvimento de toda a comunidade é essencial para que possamos, juntos, enfrentar esta crise energética e adotar comportamentos mais eficientes e que a todos beneficiam.”

Comentários

topo