Guimarães

Guimarães assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Guimarães associa-se uma vez mais à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos EWWR (European Week for Waste Reduction) que decorre entre os dias 19 e 27 de novembro, este ano sob o tema “Têxteis circulares & sustentáveis, o lixo está fora de moda!”.

A Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos destaca o forte impacto que os têxteis têm no nosso planeta, mas, principalmente, pretende inspirar ações que tragam mais circularidade ao setor têxtil.

A moda é uma das formas que o ser humano usa para se expressar. Por trás dos tapetes vermelhos, dos desfiles de moda e das vendas, existe uma indústria massiva que emprega mais de 1,5 milhão de pessoas apenas na Europa. Mas o outro lado da moeda conta uma história diferente, menos brilhante e muito mais alarmante.

O Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem, o Centro para a Valorização de Resíduos – CVR, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho e a To-Be-Green juntaram-se para aumentar a consciencialização sobre a necessidade de redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais da União Europeia e dos Estados-Membros. Pretende-se, de igual forma, divulgar o trabalho realizado pelos participantes da EWWR, mobilizar e incentivar os cidadãos europeus a desenvolverem iniciativas no âmbito dos temas-chave da Semana e reforçar a capacitação das partes interessadas da EWWR fornecendo ferramentas de comunicação e formação específicos.

O programa vimaranense contempla três conferências, nos dias 16, 21 e 23 , no Centro para a Valorização de Resíduos, Laboratório da Paisagem e Universidade do Minho, abordando a temática de várias respetivas. No dia 16 o empresário Lars Gotterup será o orador na conferência com o tema “Sustentabilidade: De dedo indicador moral para a bússola ética”. No dia 21 o Laboratório da Paisagem de Guimarães acolhe uma outra com o título “Têxteis Circulares e Sustentáveis: As boas práticas das empresas” onde, para além de boas práticas empresariais, o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem apresentarão o trabalho de mapeamento dos resíduos têxteis do Concelho. No dia 23 a abordagem será sobre “Investigação, Inovação & Desenvolvimento”, na Universidade do Minho, numa conferência em que diversas entidades ligadas à Academia terão oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores, na área têxtil.

Do programa fazem ainda parte outras ações, como a entrega de material valorizado da reciclagem de máscaras descartáveis recolhidas nas escolas do concelho desde janeiro de 2021, e que darão agora origem a brindes para as escolas participantes e ainda a cabides que serão entregues nas diversas lojas do Comércio Tradicional de Guimarães. A partir desta semana, serão ainda distribuídos de sacos de pano e mantas no Mercado Municipal e nas esplanadas dos restaurantes e bares do Centro Histórico, respetivamente, produzidos a partir de resíduos têxteis pós-consumo. A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos marcará, ainda, a realização do Mercado da Segunda Mão, exclusivamente com produtos têxteis, assim como um desfile de moda promovido pela CENATEX.

Comentários

topo