Região

Previsão dá neve no Parque Nacional da Peneda-Gerês esta sexta-feira

Partilhe esta notícia!

Nesta terça-feira, 15 de novembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 14 distritos do País em alerta amarelo devido à ocorrência de chuva, vento e agitação marítima — e parece que o mau tempo veio para ficar. As “primeiras neves da época” podem cair já nesta sexta-feira, 18 de novembro, nas terras altas do Alto Minho e Viana do Castelo.

O IPMA prevê a queda de neve na Serra da Estrela e não só: também pode nevar no Parque Nacional da Peneda-Gerês e nas zonas perto do distrito de Vila Real. Na Serra da Estrela, por exemplo, poderão registar-se temperaturas negativas e a neve cairá através de “aguaceiros fracos” durante a madrugada, prolongando-se até ao final do dia.

Já no resto do País, está prevista chuva persistente, por vezes forte, e ventos com rajadas que poderão atingir os 80 quilómetros por hora na faixa costeira. Estas condições meteorológicas devem-se “ao estabelecimento de uma corrente forte de oeste no Atlântico à latitude, aproximada, do norte de Portugal Continental, e à passagem de ondulações frontais de atividade forte ou moderada pelo território”, e verificam-se principalmente a 15 e 17 de novembro com um agravamento do estado do tempo.

A estância de esqui da Serra da Estrela vai reabrir a 10 de dezembro. Com a neve a cair, vai ser o spot a visitar durante o inverno, quer seja fã desta atividade ou não — as paisagens também são motivo suficiente para ir conhecer a região.

A estância disponibiliza 21 pistas diferentes, cuja dificuldade varia. Têm propostas para aqueles que nunca praticaram aquele desporto, e outras para os fanáticos por esqui. A mais difícil é a Pista da Torre. Tem um comprimento de 950 metros e um desnível de 132.

Carregue na galeria para conhecer o Vale do Rossim, um eco resort mágico na Serra da Estrela que se enche de neve no inverno.

Comentários

topo