Vila Verde

Pica No Chão e Pudim Abade de Priscos em destaque na restauração em Vila Verde

Partilhe esta notícia!

O “Arroz de Pica No Chão” e o “Pudim Abade de Priscos” concentram as atenções do próximo fim-de-semana em Vila Verde, no âmbito de um programa recheado de atividades e desafios para conhecer as mais-valias da natureza do concelho e os saberes e sabores do mundo rural.

Caminhadas por espaços de natureza fazem parte das sugestões, a que não faltam um magusto típico e a proposta de visitar a exposição com mais de uma centena de obras que compõem a Bienal Internacional de Arte Jovem que está a decorrer em Vila Verde.

A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, destaca a diversidade das propostas para “um fim-de-semana extremamente rico e de valorização do extraordinário património e das potencialidades do concelho, enquanto território de excelência”.

“Juntamos a gastronomia, o património, as paisagens e recursos naturais, a cultura, o artesanato, as tradições e costumes das nossas comunidades, mobilizando as instituições locais e promovendo as marcas da nossa identidade”, aponta a autarca, assumindo o concelho como destino turístico único e que se distingue como “terra de mil e um encantos”.

A programação, que arranca já esta sexta-feira, junta o fim-de-semana gastronómico “Vila Verde, Capital do Pica No Chão” e a 10ª Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra – eventos que marcam o encerramento da programação Na Rota das Colheitas, que ao longo dos últimos quatro meses percorreu o concelho com eventos ligados à agricultura e à vida do mundo rural.

Uma dezena de restaurantes e várias pastelarias de diferentes pontos do concelho participam na iniciativa, integrada também no roteiro dos Fins-De-Semana Gastronómicos da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

O Pica No Chão, acompanhado pelos vinhos verdes da região e com o Pudim Abade de Priscos à sobremesa, será disponibilizado nos restaurantes Alívio, Martinho e Varandas do Lima (Soutelo), Arroz de Feijão e Manjar do Mar (Vila de Prado), A Toca do Lobo (Aboim da Nóbrega), Torres (Ponte S. Vicente), Palácio, Sevilhana e Vila Luena (Vila Verde).

Entre as pastelarias da Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra estão a Bábá (Loureira), Chocolate com Pimenta, Da Vila, Espaço Chafariz, Letícia, Luena, Vilaverdense e Misericórdia (Vila Verde).

Num fim-de-semana onde abundam ainda as sugestões para aproveitar as ofertas de alojamento no concelho, um magusto típico serve de pretexto para uma festa popular que na tarde de sábado terá lugar em Aboim da Nóbrega, junto à igreja matriz, envolvendo a Junta de Freguesia e as instituições locais.

Para conhecer as paisagens e património natural, o programa lança o desafio para uma caminhada no sábado de manhã, pelo Trilho da Nóbrega, com concentração a partir das 08h30, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim.

Comentários

topo