Guimarães

PS de Guimarães quer colocar cidadão no centro do sistema de saúde

Partilhe esta notícia!

“Colocar o cidadão no centro do sistema de saúde em vez das organizações” é uma das ideias defendida pelo Secretariado do Partido Socialista de Guimarães, na reunião realizada esta quarta-feira, 23 de novembro, com o Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira, no cumprimento do programa de ação dedicado à Saúde, uma das grandes preocupações das populações e, em particular, dos vimaranenses.

“O PS Guimarães estará sempre na frente da intervenção deste serviço, procurando contribuir para políticas municipais e nacionais que promovam e previnam a saúde e o bem-estar de todos”, refere Ricardo Costa, Presidente da Concelhia de Guimarães do Partido Socialista.

Na reunião ocorrida, foram abordados diversos assuntos, entre os quais, o tema dos recursos humanos no hospital, tendo sido alertadas carências na área da anestesiologia que afetam todas as especialidades, pelo que constitui a principal preocupação. Ao mesmo tempo, foram mencionadas as dificuldades em espaços de expansão dos serviços face à arquitetura do edifício hospitalar.

No encontro, foi ainda informada que a entrada em funcionamento dos serviços de hemodinâmica na cardiologia está em vias de resolução, revestindo-se de extrema importância dada a existência de equipamentos e recursos humanos, de momento, desaproveitados.

Na reunião foi realizada ainda uma aprofundada reflexão sobre a criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS), que articulasse de forma integrada os cuidados primários com os hospitalares. Igualmente foi analisada a perspetiva de uma reforma no financiamento do SNS, mais baseada nos indicadores da população abrangida e menos no número dos atos médicos realizados como, atualmente, sucede.

O programa da ação sobre o tema da Saúde, promovido pelo PS Guimarães, prosseguirá esta sexta-feira à tarde, com uma reunião com os responsáveis do ACES do Alto Ave.

Comentários

topo