VFactory

Como procurar emprego na França estando no Brasil

Partilhe esta notícia!

Procure emprego em França estando no Brasil

Procura emprego no exterior? França é uma excelente opção!

Mas… você já sabe o que precisa ter para trabalhar em França?

O essencial que precisa ter para trabalhar em França

1) Parlez-vou français? Você fala francês? Para viver e trabalhar em França, precisa de falar francês.

Claro que o nível de francês que precisa de ter varia consoante a função a que se candidata. Se for para trabalhar numa fábrica, na construção civil ou em faxinas, o nível exigido será bem menor do que o de um agente imobiliário, um médico ou um engenheiro informático, por exemplo.

2) Tem CV em Francês ou em inglês?

Para se candidatar a um emprego em França, será necessário enviar um Currículo em francês. Se não tem ainda… vai precisar de fazer um currículo em francês!

3) Tem situação legalizada para trabalhar em França?

Para entrar em França vai necessitar de ter sua documentação em dia: ter seu passaporte, contrato de trabalho, e autorização de residência.

4) Está preparado para a mudança?

Por fim, precisará de ter conhecimento sobre o local para onde vai. Informe-se sobre o local. Já tem ideia do custo de vida da cidade para onde se pretende mudar? Já procurou casa? Conhece o clima? França é um país relativamente grande, e tem muita diversidade cultural, climática e geográfica.

Tudo certo? Então o que precisa fazer agora é encontrar trabalho. É disso que vamos falar agora.

Sites para encontrar trabalho em França

O mais fácil é aceder a websites de emprego franceses. Destaco aqui alguns dos mais importantes:

1) Pole Emploi

É o site oficial de empregos do Governo de França. Tem um milhão de ofertas de emprego! Como bônus, tem dicas muito boas sobre busca de emprego.

2) Indeed

Tem muitas opções de trabalho em todas as indústrias.

3) Le Figaro emploi:

Esse site é um pouco mais seleto que outros nessa lista. Ainda assim, tem quase 350.000 ofertas. Confira também o blogue.

4) Hello work

Esse site tem mais de 600.000 ofertas. É bem acessível e está segmentado por setores de atividade.

5) Linkedin.

Use o Linkedin para promover seu CV e para encontrar conexões que o liguem ao mercado francês. Além disso, veja as ofertas disponíveis em Linkedin Jobs.

6) Facebook.

Há inúmeros grupos de ofertas de emprego no Facebook. Alguns específicos para cada cidade, outros estão voltados para setores específicos, outros ainda para comunidades, como a brasileira.

Está difícil encontrar trabalho com candidatura a ofertas de trabalho? Não desanime!

Outras formas de concretizar esse sonho de trabalhar em França

Algumas dicas:

1) Procure trabalho numa multinacional francesa ou numa empresa com escritório em França, e demonstre o seu valor. Cedo ou tarde, quando abrirem vagas em França, você já está “dentro”.

2) Já pensou em voluntariado? Por vezes surgem programas de voluntariado em França. É a oportunidade perfeita para se mudar, conhecer a cultura e ainda fazer aquilo que gosta.

3) Frequente comunidades francesas. Participe de grupos no Facebook ou use seus contatos no Linkedin e chegeu à comunidade francesa. Quando alguém procurar um profisisonal, você já está na área!

4) Estude em França. Se tiver condição, pode optar por estudar em França. Estando lá, conseguir um estágio ou um contato para trabalho numa empresa fica mais fácil. É comum as escolas e universidade francesas terem acordos de cooperação com empresas nas regiões onde estão situadas, que facilitam a entrada dos seus estudantes nessas empresas, para estágios e mesmo para contratação definitiva.

5) Trabalhe remotamente, como freela, para uma empresa francesa. Com o tempo, acaba por fazer contato com pessoas de lá. Quando ganhar alguma confiança, surgirá a oportunidade de falar de sua vontade de mudar.

6) Aproveite a primeira chance para entrar no país. Encontrar um trabalho em França até é fácil. Pode é não ser aquilo que você procura… Agora pense um pouco: vai ficar esperando até surgir a oportunidade perfeita ou vai agarrar o que aparecer, para entrar no país, e aí se estruturar?

O mais importante é mesmo acreditar, fazer bem seu trabalho de casa e não perder o foco nem a esperança. Boa sorte!

Comentários

topo