Vila Verde

Vila Verde dedica esta semana à inclusão das pessoas com deficiência

(C) Município de Vila Verde
Partilhe esta notícia!

O Município de Vila Verde está a assinalar a Semana da Pessoa com Deficiência, através da realização de um conjunto de atividades envolvendo jovens e utentes de diversas instituições de solidariedade.

O Painel da Diversidade foi inaugurado hoje no átrio dos Paços do Concelho de Vila Verde, com a participação de alunos da Escola Secundária de Vila Verde, da Casa do Povo da Ribeira do Neiva e de utentes dos centros de atividades e capacitação para a inclusão (CACI) da APPACDM e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.

“Só com a intervenção de todos e todas é possível promover a diversidade e eliminar preconceitos e estereótipos socioculturais, por forma a garantir a plena cidadania e também a independência económica das pessoas com deficiência”, apelou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.

Nesta ação, em que participaram ainda os vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo, foi sublinhada “a importância e a necessidade de incluir as pessoas com deficiência, nas diferentes dimensões da vida diária das nossas comunidades”.

Organizada pelos serviços de Ação Social do Município e com o envolvimento do CLDS-4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social), a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência prossegue amanhã, no auditório da Escola Secundária de Vila Verde, com a realização da sessão “Histórias Comidas”, do projeto “”Eu Consigo”, com utentes da APPACDM.

Na quarta-feira, às 10h30, a Escola Secundária acolhe o “Bootcamp Internacional – Yes you Can!”, com a participação de pessoas com deficiência e de voluntários vindos de seis países diferentes – no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu. Os participantes terão a missão de comunicarem entre si e transmitirem mensagens, sem necessidade de conhecer as diferentes línguas de cada um.

O programa desta Semana da Pessoa Com Deficiência insere-se no âmbito da estratégia do Município de Vila Verde para a promoção da igualdade e não discriminação, conforme o quadro estabelecido pelo II Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND).

Comentários

topo