País

84% dos portugueses vão fazer compras de Natal nas lojas físicas

Partilhe esta notícia!

Este Natal, de acordo com o estudo Observador Cetelem Natal 2022, 84% dos portugueses inquiridos vão realizar as suas compras nas lojas físicas, sendo os mais velhos, com idades entre os 45 e os 74 anos, os que demonstram mais esta preferência (86%). Já 53% farão igualmente compras nas lojas online – mais 36 pontos percentuais que no ano anterior -, sobretudo os jovens dos 18 aos 34 anos (62%). 4% dos entrevistados menciona a venda direta ou por catálogo.

Relativamente aos estabelecimentos físicos onde pretendem fazer as suas compras, os portugueses demonstram igual preferência pelas lojas nas grandes superfícies/ centros comerciais (71%; -14pp face a 2021) e pelos Super e Hipermercados (70%; +16pp). Metade dos entrevistados (51%; +20p.p.) tencionam também dirigir-se às grandes superfícies especializadas para realizar as suas compras e 45% vão optar por lojas de comércio local/tradicional (+14p.p.). Cerca de 1 em cada 4 comprarão também em feiras e mercados de Natal.

A nível regional, os dados do estudo revelam que os indivíduos do Sul (73%) procuram mais os centros comerciais para fazer as suas compras. Os residentes do Centro do país optam mais pelos Super e Hipermercados (72%). Já a Norte, além destas opções, os inquiridos darão maior preferência por comprar nas lojas de comércio local (48%).

Muitos dos portugueses também vão comprar online

Dos 53% dos portugueses inquiridos que vão optar por fazer algumas das suas compras de Natal online, 63% revelam que vão fazê-las em sites agregadores ou marketplaces de lojas em Portugal – mais 31 pontos percentuais face a 2021; 58% em sites das marcas; e 52% em sites agregadores ou marketplaces sem lojas físicas em Portugal. Nestas compras, os inquiridos revelam que pretendem gastar em média cerca de 135 euros, mais 20 euros do que no ano anterior.

Metodologia

O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 600 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.

Comentários

topo