Braga

“Ciência vai aos copos” em Braga no Rossio Bar no dia 12 de dezembro

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Na próxima semana, no Rossio Bar ao lado da Sé de Braga, o PubhD UMinho vai chegar à meia centena, desta vez a uma segunda feira (quarta-feira é dia de jogo de semifinal do mundial de futebol!). Nesta 50ª sessão, uma advogada irá partilhar informação sobre segurança e credibilidade na justiça, e um biólogo a trabalhar em saúde falar-nos-á sobre esclerose múltipla. O encontro está marcado para as 21h15 do dia 12 de Dezembro. A entrada é gratuita e não há consumo obrigatório.

Ana Isa Meireles (Direito) – Justiça online, a prova digital no processo judicial

Como é que ficheiros online podem ser alterados ou desaparecer? Será que deixam rasto, tal como quando se apaga com uma borracha o que se escreve a lápis em papel? É seguro usar informação online? Qual é a validade jurídica de documentos digitais? O doutoramento premiado (melhor tese da Escola de Direito) de Ana Isa em Ciências Jurídicas Privatísticas decorreu na Universidade do Minho, sob orientação de Américo Fernando Gravato Morais. Diogo Monteiro (Saúde) – Esclerose múltipla, microscópio e ratinhos mostram os caminhos

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurodegenerativa grave do sistema nervoso, que coloca em causa tarefas tão simples como pegar num copo de água. Em particular, em jovens adultos o avanço da doença é rápido com consequências dramáticas. Recorrendo a uns “ratinhos especiais” e ao microscópio Diogo investiga os mecanismos que desencadeiam a EM, no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) – UMinho, orientado por Ana Mendanha Falcão.

O PubhD é um movimento internacional de divulgação informal da ciência, lançado em Nottingham (Reino Unido) em 2015. É no ambiente descontraído de pubs ou bares que ocorrem conversas informais, sobre projetos de investigação. Os investigadores/oradores desafiados usam da sua criatividade para, sem apoio de suportes multimédia, falar sobre os seus trabalhos com o público leigo que lhes fará perguntas sobre o assunto. O PubhD UMinho é organizado desde janeiro de 2016 pelo STOL, um grupo de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia-UMinho.

FLYER
Sessão #50
12/12 – 21h15

Falar de Ciência não é só na Universidade. Ela também vai aos copos

Ana Isa Meireles (Direito) – Justiça online, a prova digital no processo judicial
Diogo Monteiro (Saúde) – Esclerose múltipla, microscópio e ratinhos mostram os caminhos
Contactos – Alexandra Nobre (962481442) e Isabel A. P. Mina (937604973)

Comentários

topo