Braga

Investigadora de Medicina da UMinho vence bolsa internacional de 100 mil euros

(C) Universidade do Minho
Partilhe esta notícia!

A investigadora do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho,Carina Cunha, foi distinguida pela Federation of European Biochemical Societies (FEBS) com 100.000€. Este FEBS Excellence Award 2022 permitirá auxiliar a investigação na área das neurociências que Carina Cunha tem vindo a desenvolver.

“Sinto-me extremamente honrada pela atribuição deste prémio, que será valioso para o desenvolvimento da nossa investigação. O apoio financeiro será fundamental para abrir novas portas ao desenvolvimento de ferramentas avançadas para o estudo do cérebro.”,comentou a investigadora do ICVS.

Ao longo de milhares de anos os organismos evoluíram para serem capazes de responder a estímulos positivos e evitar consequências negativas. O núcleo Accumbens é uma área fundamental para o estabelecimento destas associações. No entanto esta área do cérebro é muito heterogénea tanto geneticamente como funcionalmente. “Este projecto permitir-nos-á desenvolver ferramentas genéticas inovadoras para conseguirmos melhor compreender como é que os processos de associação são integrados nesta área do cérebro, podendo também no futuro virem a ser usadas como alvo para o tratamento de doenças psiquiátricas, como depressão ou abuso de substâncias” destaca Carina Cunha

Os “FEBS Excellence Awards” foram criados em 2021 com o intuito de apoiar investigação altamente competitiva na área das ciências da vida molecular.

Comentários

topo