Viana do Castelo

IPVC-SPRINT, a nova Unidade de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo

Partilhe esta notícia!

A IPVC-SPRINT tem como missão aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população. Inserido na apresentação desta Unidade de Investigação, irá decorrer um coaching para treinadores, uma formação gratuita e certificada pelo IPDJ.

Vai ser apresentado, na próxima terça-feira, o IPVC-SPRINT, uma nova Unidade Orgânica de Investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, criada no âmbito de uma parceira com o Hotel FeelViana e que atua em duas grandes dimensões: a do desempenho desportivo e a recreacional, que orienta o exercício para a saúde, o bem-estar e a fruição (desporto de natureza e ao ar livre). O objetivo final é um: aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias, de forma a criar hábitos saudáveis na população.

A nova Unidade de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo tem como missões a extensão comunitária, a investigação e a formação contínua de treinadores e técnicos do exercício. Diretor do IPVC-SPRINT, Filipe Clemente, fala de uma Unidade de Investigação focada em contribuir para a criação de conhecimento e soluções inovadoras, com vista ao melhoramento da saúde das populações, ao mesmo tempo que promove soluções para um estilo de vida ativo e sustentável. Filipe Clemente explica, ainda, a forma de atuação desta Unidade de Investigação: “Procuramos aproximar a ciência daqueles que estão na prática diariamente, ou seja, queremos transportar para os profissionais a informação mais recente, numa lógica de formação continua”.

O IPVC-SPRINT é uma unidade que reúne profissionais do Politécnico de Viana do Castelo, juntamente com elementos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e dos Politécnicos de Lisboa e Beja.

Politécnico de Viana do Castelo organiza, ainda, formação certificada pelo IPJD de Coaching para treinadores

A par da apresentação do IPVC-SPRINT irá ter lugar um coaching para treinadores. Trata-se de uma formação certificada pelo IPDJ e ministrada pelo formador Pedro Rufino. A formação é gratuita e destina-se a alunos do mestrado em Treino Desportivo, da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Politécnico de Viana do Castelo, e a treinadores do Sports Center do FeelViana.

Trata-se, afirma o professor e coordenador do mestrado, João Camões, de “um recurso adicional às unidades curriculares já ministradas, fundindo colaborações de referência na zona de Alto Minho. Um complemento fundamental para a atuação dos treinadores de deporto”, que tem como objetivos “dar ferramentas a treinadores, descrevendo o papel da comunicação, motivação, comportamento e planeamento, na performance humana”.

Esta formação acompanha o curso desde a sua conceção, em 2016, e tem merecido “alta recetividade por parte dos alunos graduados”, dada a sua aplicação prática, direta e em contexto de treino desportivo.

Comentários

topo