País

Voluntários pretendem devolver a magia do natal a crianças Ucranianas

Partilhe esta notícia!

A equipa do Point Camp, que conta com voluntários portugueses, está a angariar doações para devolver a magia do Natal a crianças ucranianas. Esta iniciativa tem o objetivo de devolver os sorrisos a crianças que, com o início da guerra, tiveram o último ano da sua infância roubado.

O próximo Natal será certamente um natal diferente para milhões de ucranianos. A magia desta época que reúne famílias e sonhos à mesa será esquecida e trocada por pensamentos de sobrevivência e angústia. No entanto, o projeto Point Camp pretende devolver a magia do natal aos milhões de crianças ucranianas que durante este ano pensam apenas sobreviver, sem tempo para pensar no Pai Natal. O objetivo é criar um ambiente de férias e de felicidade e em fazer com que essas crianças possam reaprender a ter esperança na vida.

Trocar o som de sirenes, bombardeamentos e de explosões pelos risos, pelo rasgar do papel de embrulho e pelo reboliço das brincadeiras de criança, é o sonho de um grupo de jovens que procura angariar fundos para que a época natalícia seja sinónimo de alegria e esperança para as crianças ucranianas.

O Point Camp é um projeto criado em 2011, com o objetivo de proporcionar acampamentos de verão e de inverno para crianças ucranianas, oferecendo um espaço para se ser livre, crescer e ser criança com várias atividades didáticas. “Este ano a missão do Point Camp é mais importante que nunca. Não se trata apenas de devolver a estas crianças a magia do natal, trata-se também de devolver sorrisos, diversão, esperança, felicidade e amor, queremos criar boas memórias, aquelas que devem pertencer a qualquer criança”, sublinha a organização.
“O projeto do Point Camp pretende proporcionar ao máximo de crianças afetadas ou deslocadas pela guerra um acampamento de Natal de sete dias, na segurança das montanhas da Eslováquia. Pretendemos que esta seja uma oportunidade de escapar por um momento da realidade da Guerra da Rússia na Ucrânia”, explicam.

O Point Camp terá alojamento, refeições e lanches no Hotel Javorna, na Eslováquia, oferecendo transporte supervisionado para o hotel. Neste campo de férias diversas atividades serão concretizadas para mais de 50 crianças ucranianas, entre elas, esqui, jogos tradicionais, atuações, aulas de inglês, viagem de um dia ao parque aquático Hot Spring, sessões de soft skills, caixas de presentes e descanso para as crianças e pais.

Todos os doadores irão receber presentes desenvolvidos pela equipa e crianças do Point Camp. As doações podem ser realizadas através da página Gofoundme e encontrada com o nome ‘Gift of Christmas Camp for Ukrainian Children’ ou pode ser acedido diretamente através do site Go Found Me, pesquisando pela campanha Gift of Christmas Camp for Ukrainian Children.

Ao longo deste conflito o projeto do Point Camp tem desenvolvido várias ações de apoio e solidariedade. Em fevereiro criaram uma equipa de assistência que ajudou muita gente na passagem pela fronteira e ajudou associações locais a conseguir acesso a material, equipamentos e medicamentos que lhes faltavam.

Comentários

topo