Ponte de Lima

Associação Limiana dos Amigos Dos Animais de Rua (ALAAR) comemora 20 anos

Partilhe esta notícia!

Perfeito para oferecer este Natal, “As Aventuras do Avô Bartolomeu” é o novo livro solidário apresentado pela Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR). Um presente que pretende sensibilizar todas as gerações para o tema do abandono e da adoção animal, enquanto ajudam a associação a cuidar e fazer felizes os cães e gatos que mais precisam.

O Avô Bartolomeu, um cão que celebra 20 anos de vida, festeja este raro aniversário rodeado de família e amigos, enquanto os netos insistem para que conte histórias de uma aventura que viveu quando era pequeno. Bartolomeu conta-nos esta experiência repleta de animais exóticos e diferentes, onde aprendeu a confiar nos seus instintos, a fazer novos amigos, mas também sentiu o medo à flor da pele e descobriu que não se pode julgar pelas aparências.

Nesta história d’ “As Aventuras do Avô Bartolomeu”, fala-se sobre o desejo de regressar a casa e à família que o escolheu. O livro é escrito por Anna Luisa Marotti e Ana Teresa Sousa, ilustrado por Inês Gonçalves Cerqueira (@magicartbook), o design e grafismos ao cuidado de Eduarda Silva e a gestão de projeto por Maria Sara Costa. Foi ainda criada uma nova página de vendas da ALAAR, feita através de uma parceria voluntária com a empresa de tecnologia Mutual (@mutual.tech), com este novo desenvolvimento será possível agilizar o processo de encomendas e compras de uma forma mais rápida (eupago.pt). A impressão do livro ficou ao cuidado da Lethes Artes Gráficas, em Ponte de Lima. Este grupo de jovens voluntários são da área de comunicação, design, web design, e juntaram-se para impulsionar a comunicação da organização e através da criação do livro assinalarem o 20º aniversário da Associação Limiana de Apoio a Animais de Rua (ALAAR). Este livro infantil, pretende consciencializar toda a família para o flagelo do abandono dos animais, apelando ao cuidado e à adoção de animais de estimação, e pode ser adquirido através das redes sociais da Associação, diretamente neste link AQUI ou em alguns pontos físicos no Norte do país – tem o custo de 12€ (portes grátis) revertendo este valor na totalidade para apoiar a ALAAR. O livro é recomendado para leitura acompanhada ou individual para crianças entre os 3 e os 8 anos de idade.

Com esta iniciativa, a ALAAR e os seus voluntários pretendem, de forma solidária e pedagógica, angariar fundos para que esta instituição viva por muitos mais anos, crescendo de forma saudável e sempre sensibilizando para o fim do abandono animal, assim como incentivar a adoção dos mesmos.

Os pontos físicos onde é possível adquirir o livro, a agenda ou o calendário estão localizados em Ponte de Lima: Frutaria da Rosinha, Salud Espiritual Store, MyPet – Petshop & Grooming, Fármacia Cerqueira, Lojinha da Maria de Ponte; em Arcos de Valdevez: Mercado Animal Consultório Veterinário; em Viana do Castelo: Geração Animal Petshop, Galp Tangerina (Av. 25 de Abril).

 

Localizada em Ponte de Lima, a ALAAR é uma organização sem fins lucrativos que pretende ajudar os animais de rua. Em 20 anos de existência, deu para adoção aproximadamente 1.600 cães e gatos abandonados e acolheu, tratou e recuperou mais de 3 mil animais. Atualmente, abriga 140 animais abandonados, garantindo o seu bem-estar e conforto, trabalhando diariamente para encontrar famílias responsáveis para a sua adoção.

“O sonho da ALAAR era ter um parque de bem-estar animal. Depois de ter conseguido muito mais do que alguma vez sonhei, agora o que queremos é ir melhorando (o que vimos a fazer desde que existimos) as condições de vida dos nossos animais. Queremos continuar a tratar e recuperar animais abandonados e maltratados e, sempre que possível ajudar famílias carenciadas a cuidarem dos seus animais de companhia” afirma Zulmira Marinho, fundadora da Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua.

 

20 anos de ALAAR

A Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua nasceu da vontade de Zulmira Marinho, Fundadora da Associação, de criar um parque de bem-estar animal. A história começou quando Zulmira, ao atravessar o Largo de Camões em Ponte de Lima, encontrou uma matilha atrás de uma cadela em cio. Nesse momento, sentiu que deveria fazer algo pelos animais abandonados e maltratados, não existia no local nenhuma entidade pública ou privada que desse resposta a esta necessidade. Começou com um pequeno espaço a cinco minutos de sua casa, onde recebeu uma cadela e dois bebés, que foi crescendo, chegando ao ponto de não ser suficiente para acolher tantos patudos. Com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima e de outras entidades privadas, a ALAAR conta com o apoio de vários voluntários que disponibilizam o seu tempo para cuidar e dar amor e carinho a estes animais.

Para angariar fundos, organizam “Caominhadas” e convívios de grande sucesso, têm uma banca na Feirinha aos Domingo, na Avenida dos Plátanos em Ponte de Lima, para angariação de fundos e fazem sessões de sensibilização nas escolas da região para a sensibilização para o bem-estar animal, divulgação da associação e sobre a importância do voluntariado. Além do livro infantil, está também disponível para compra solidária a Agenda ALAAR 2023 e o Calendário ALAAR 2023.

Poderá encontrar mais informações sobre a ALAAR e o livro no Instagram da Associação, e ainda neste link onde a Associação apresenta outras formas possíveis de ajudar.

Comentários

topo