Braga

DKC de Viana parceiro no projeto “River2Ocean” da Universidade do Minho

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O projeto River2Ocean é desenvolvido pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho.

O CBMA desenvolve investigação de excelência orientada para a resolução de problemas, criando novas ferramentas e estratégias, com impacto nos setores ambiental, biotecnológico, saúde, agroalimentar e industrial. Ao abordar a complexidade dos sistemas biológicos a diferentes níveis de organização, das moléculas à biosfera, a investigação realizada no CBMA permite uma abordagem holística para tratar de questões de biossustentabilidade, que abrangem diferentes perspetivas da biodiversidade.

A estratégia do CBMA para o período 2018-22 é baseada em três pilares: Investigação, Formação Avançada e Sociedades, os quais enraizados na missão de abordar a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto “River2Ocean” pretende criar soluções socio-ecológicas para a conservação e valorização aquática na Região do Minho, destinadas a empresas do sector agro-alimentar, da biotecnologia e do turismo, assim como a organizações não governamentais, municípios e decisores políticos.

Linhas de investigação do River2Ocean:

– Avaliação da biodiversidade aquática e pressões humanas na região do Minho.

– Valorização e exploração da biodiversidade aquática utilizando abordagens biotecnológicas para promover a bioeconomia.

– Gestão e conservação da biodiversidade aquática desde os serviços ecossistémicos à perceção dos cidadãos e à governança.

Estiveram presentes representantes de entidades com interesse na temática, nomeadamente Águas do Norte, Darque Kayak Clube de Viana, Município de Arcos de Valdevez e CIM Alto Minho.

A DKC de Viana fez-se representar no Workshop da Bacia Hidrográfica do Lima pelo seu presidente, Américo Castro.

A intervenção de boas vindas e apresentação geral do projeto e dos objetivos do workshop ficou a cargo da Professora Cláudia Pascoal, vice-diretora do CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental e coordenadora do projeto. Posteriormente, o Professor Ronaldo Sousa apresentou os benefícios e os conflitos regionais da biodiversidade aquática. A fechar a Sessão 1, a Investigadora Cláudia Carvalho-Santos fez uma breve apresentação sobre os serviços dos ecossistemas aquáticos.

Saiba mais aqui.

Após a sessão 2, que contou com a colaboração dos participantes na resposta individual a um inquérito relacionado com a perceção do valor da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, seguiu-se a Sessão 3 com a discussão em grupo de um mapeamento participativo. A finalidade desta atividade dinâmica era que os participantes assinalassem no mapa os serviços dos ecossistemas, entre os quais, de aprovisionamento, regulação e culturais.

A DKC de Viana também contribuiu com propostas para a prevenção da disseminação das algas invasors, nomeadamente as que são transportadas de rio para rio nos cascos de embarcações.

Por último, os membros do projeto apresentaram as principais conclusões do projeto, abrindo espaço para os participantes partilhares sugestões, ideias, debatendo-se os próximos passos.

A participação das várias entidades, tal como o Darque Kayak Clube de Viana revela-se de extrema importância para o sucesso do River2Ocean, na medida em que não só contribui para garantir a proximidade do projeto à realidade da Bacia Hidrográfica do Lima, como também concorre para otimizar a aplicação e disseminação dos resultados do projeto.

Recentemente a DKC de Viana através do seu presidente esteve presente, na Universidade do Minho, a assistir à apresentação de alguma conclusões do projeto, e também, como participante, para dar o seu contributo ao assinalar e mapear as áreas de intervenção no Rio Lima (do seu ponto de vista) tendo esto presentes Águas do Norte, Darque Kayak Clube de Viana, Município de Arcos de Valdevez e CIM Alto Minho.

Equipa do projeto: Diretora Professora Fernanda Cássio, vice-directora a Professora Cláudia Pascoal, Professora Cândida Lucas, Investigadora Cláudia Carvalho Santos, Professor Associado Filipe Costa, Investigadora Isabel João Silva, Professor Associado Luís Gonçalves, Investigador Luís Rodrigues Machado, Professora Margarida Casal, Investigador Raul Machado, Professor Ronaldo Sousa, Investigadora Assistente Sofia Duarte, Investigador Tony Collins, Investigador Giogio Pace e Professor Auxiliar Pedro Gomes.

Comentários

topo