País

Hoje é o dia mais curto do ano e começa o inverno às 21h48

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

O que é? O solstício de inverno em um dos hemisférios da Terra ocorre quando esse hemisfério fica inclinado o mais longe possível do Sol e recebe a menor quantidade de luz do dia.

Quando é? No Hemisfério Norte, o próximo solstício de inverno ocorrerá em 21 de dezembro de 2022. O próximo solstício de inverno no Hemisfério Sul ocorrerá em 21 de junho de 2023.

Por que é importante? Astronomicamente falando, o solstício de inverno marca o início do inverno. Nesse dia, temos o dia com o dia mais curto e a noite mais longa. As pessoas atribuem grande importância ao solstício de inverno e o celebram com vários festivais e rituais desde os tempos antigos. Monumentos antigos famosos (Newgrange, Stonehenge e Cahokia Woodhenge) estão alinhados com o nascer ou o pôr do sol no solstício de inverno.

O que é o solstício de inverno?

O solstício de inverno é um momento em que um dos hemisférios da Terra atinge sua inclinação máxima para longe do Sol. Como resultado, esse hemisfério recebe a menor quantidade de luz do dia e experimenta o dia mais curto em um ano. No solstício de inverno, o caminho do Sol no céu fica mais ao sul no Hemisfério Norte e mais ao norte no Hemisfério Sul.

Os solstícios ocorrem porque o eixo do nosso planeta está inclinado em 23,5 graus. Se a Terra não tivesse inclinação, o Sol brilharia diretamente sobre o equador durante todo o ano. Ficaríamos sem solstícios e estações. Assista a este vídeo para ver uma explicação visual de como funciona a inclinação da Terra.

Felizmente, nosso planeta (assim como todos os outros do Sistema Solar) está inclinado, então vivenciamos estações do ano. O solstício de inverno é um dos pontos de transição entre elas — juntamente com o solstício de verão, e os equinócios de primavera e de outono. Como o nome indica, o solstício de inverno marca o início do inverno. E, se você vive no Hemisfério Norte, talvez associe o solstício de inverno a dezembro. Você não está errado, mas pode causar um pouco de confusão entre você e as pessoas que vivem nas latitudes do sul.

O inverno tem início no dia 21 de dezembro de 2022 às 21h48.

Esse é o momento exato em que ocorre o Solstício de inverno, evento astronómico que marca o início dessa estação.

O inverno começa todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro.

Embora as temperaturas variem em todo o país, chegando a nevar em algumas localidades, o inverno de Portugal é considerado ameno, especialmente se compararmos com as temperaturas registadas nos termómetros portugueses e em outros países do hemisfério norte.

Enquanto a média em Portugal é de de 8 °C de temperatura mínima, na Rússia, que é considerado um dos países mais frios do mundo, os termómetros chegam a marcar -20 °C.

O inverno é chamado de “inverno boreal” no hemisfério norte, enquanto é chamado de “inverno austral” no hemisfério sul.

Comentários

topo