Braga

Sé Catedral de Braga recebeu emocionante bênção das grávidas

Partilhe esta notícia!

A Sé Catedral de Braga acolheu no domingo a tradicional cerimónia da bênção das grávidas, perante a imagem na Nossa Senhora do Ó. Na ocasião, o cónego José Paulo Abreu vincou que a presença tanto das mulheres grávidas como dos bebés que, no ano anterior, participaram na cerimónia ainda na barriga das suas mães, “nos fazem perceber que o amor é generoso e que a vida é um dom”, sendo importante “renovarmos a nossa população”.

Aos fiéis presentes, e que praticamente lotaram a Catedral, o cónego José Paulo Abreu deu nota de que se assinalou a “Festa da Expectativa ou da Senhora do Ó”, que significa “esperança”. “E que grande alegria sentimos por fazer esta festa com os pais, celebrando a generosidade e o amor”, disse.

Mais tarde, chamadas à frente, as mães, algumas delas acompanhadas pelos pais e filhos, leram a bênção de Nossa Senhora do Ó. “Obrigada, Mãe, por tão maravilhoso fruto, pela grandeza de sermos santuários de vida, templos de uma excelsa criatura, portadoras de esperança para o mundo. Cuida também do pai, cúmplice e solidário neste projeto de amor” é apenas um excerto da oração lida.

Na celebração, o cónego José Paulo Abreu referiu-se ainda às figuras centrais do presépio, começando por Maria, escolhida por Deus para “realizar um pacto de amor” e “ponte única” de ligação com Deus. Seguiram-se José, um “homem justo que cumpre com o seu objetivo perante Deus”, e Jesus, “que nos diz que Deus não desiste da humanidade e nos cura”.

Comentários

topo