País

Este ano os portugueses preveem gastar mais nas férias de final de ano

Partilhe esta notícia!

Segundo os dados do estudo Observador Cetelem Natal 2022, 15% dos portugueses confirmam que tencionam ir de férias no período do Natal e Ano Novo, um valor semelhante face ao ano anterior (+1 p.p.). Dos que pretendem ir de férias, 8% referem que vão viajar e passear e 6% vão aproveitar para visitar a família. Cerca de 39% dos inquiridos que não vão de férias neste período, admitem que não vão por questões financeiras – um aumento de 19 p.p. comparado com 2021.

Em média, os inquiridos que vão de férias neste período de Natal ou Fim de Ano planeiam gastar 319 euros, mais 80 euros face ao ano anterior (239 euros em 2021). Os inquiridos mais velhos, com idades compreendidas entre os 55 e os 74 anos, são os que procuram gastar mais nas suas férias, cerca de 371 euros. Já os inquiridos na faixa etária dos 35 aos 44 anos são os que pretendem gastar menos, aproximadamente 274 euros; seguindo-se os mais jovens, até aos 24 anos (295 euros).

A nível regional, os residentes da região Sul são os que preveem gastar mais nestas férias (351 euros), seguindo-se os residentes da região Centro (330 euros) e da região Norte (323 euros). Comparando as zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, os residentes no Grande Porto voltam a ser aqueles que tencionam gastar mais nestas férias, 317 euros versus 291 euros dos que residem em Lisboa.

Em relação ao local onde irão passar as férias, a maior parte dos portugueses inquiridos que pretendem ir de férias escolhe fazê-lo em Portugal (59%), um valor que diminui 28 p.p. face a 2021, ano que foi pautado por restrições da pandemia. 48% vão procurar aproveitar as suas férias no estrangeiro, sendo mais comum entre os mais jovens até aos 24 anos (65%) e 34 anos (51%).

Metodologia

O inquérito quantitativo Observador Cetelem Natal 2022 foi realizado pela empresa de estudos de mercado NielsenIQ. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas de autopreenchimento online. No total foram feitas 1000 entrevistas representativas da população – amostra estratificada por Distrito/Região; Género e Idade, para assegurar a representatividade da população portuguesa. O erro máximo associado é de +/- 3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores da NielsenIQ, que receberam treino específico para o presente estudo, por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo decorreu entre 09 a 15 de novembro de 2022.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 600 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.

Comentários

topo