Barcelos

Passes de autocarro a 25 euros no concelho de Barcelos e a 15 euros na zona urbana

(c) Direitos reservados
Partilhe esta notícia!

Por apenas 25 euros mês em todo o concelho e 15 euros mensais na zona urbana, os barcelenses vão poder andar em todos os autocarros de transporte público que operam na totalidade do território barcelense.
Esta é apenas uma das medidas que resultam do facto do Município de Barcelos passar a ser a Autoridade de Transporte e entender que devia aplicar medidas de redução tarifária para potenciar a utilização de transporte coletivo. À redução dos custos dos passes – que entra já em vigor no início do ano – junta-se o aumento da oferta na zona urbana, que passa a ter mais três linhas, mais que duplicando a oferta atual e a ser servida por 10 autocarros.
Assim, a partir do dia 2 de janeiro, e a título experimental, além das duas linhas existentes na zona urbana, passará a haver mais três percursos distintos, a saber:
Linha – Lijó – Barcelos – Lijó, com uma periocidade de 20 minutos;
Linha – Tamel S. Veríssimo – Barcelos – Tamel S. Veríssimo, com uma cadência de 30 minutos;
Linha – Barcelinhos – Rio Covo Sta. Eugénia – Barcelos – Barcelinhos, com passagens de 45 em 45 minutos.
Todos estes autocarros, bem como os restantes que estejam em circulação na zona urbana poderão ser utilizados com o PASSE 1 – que, para o público em geral, vai custar apenas 15 euros, ou seja, terá uma redução de 25% face ao preço atual.
Todavia, as reduções no PASSE 1 abrangem ainda o Passe Social Sénior (+ 65 anos ou reformados), cujo custo vai passar de 10 para 7,5 euros. Também as pessoas com mobilidade reduzida pagarão menos pois passará a existir o Passe Mobilidade Reduzida com um custo de apenas 7,5 euros. Finalmente, o Passe Estudante passa a ser gratuito.

Passes Sociais a 25 euros para Transportes Públicos em toda a rede do concelho
Além do aumento da oferta e da redução do custo de utilização nos autocarros que operam na zona urbana, outra das novidades no arranque do novo ano prende-se com a introdução de um passe único – Passe 2 que, por um valor de 25 euros, dará direito aos seus portadores a viajar em todos os autocarros da rede pública que operam no território do Município; ou seja tanto nos veículos TUBA da zona urbana como também em todos os outros autocarros, mesmo de outras operadoras públicas que transitem no território concelhio.
Esta medida significa uma redução muito substancial dos custos com transportes públicos e poderá potenciar substancialmente a sua utilização, já que o preço desses passes variava entre os 29 e os 130 euros, conforme as distâncias abrangidas. Com este novo tarifário, o custo do passe passa a ser de apenas 25 euros, dando acesso, como já foi referido, à utilização de todos os autocarros da rede pública que operam no território de Barcelos, independentemente da freguesia de onde partem e onde chegam. Além disso, as pessoas com mais de 65 anos ou reformados têm redução de 50%, no Passe 2 pelo que apenas pagarão apenas 12,5 euros. O PASSE 2 vai também vai ser gratuito para todos os estudantes, entre os 4 e os 18 anos (que não estejam abrangidos pelos critérios de utilização dos transportes escolares) que, desta forma, também poderão utilizar todos os autocarros da rede pública que operam no concelho.

TUBA – Mudança de títulos de Transporte

Entretanto os novos títulos de transporte já podem ser adquiridos até ao fim do ano e, em janeiro para viajar, só será preciso apresentar o recibo de pagamento do passe social, ou o passe de estudante.
Para adquirir ou trocar os passes deve dirigir-se ao Agente Transdev, na Avenida Dr.  Sidónio Pais 4750-423, Barcelos, ou à Bilheteira Transdev, na Central de Camionagem de Barcelos.

Comentários

topo