Braga

Câmara de Braga tem email ‘buracosbraga’ para participação de ocorrências

Partilhe esta notícia!

Ao longo das últimas semanas, o tema dos buracos nas vias de Braga ganhou grande ênfase nas discussões públicas, e Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga, veio a público explicar o porquê de “tanto buraco” nas estradas do concelho de Braga.

Segundo Ricardo Rio, em jeito de “preguntas frequentes” fez alguns apontamentos para os cidadãos.

Extrato do comunicado de Ricardo Rio

O que devo fazer se tiver uma ocorrência (ex: furo de pneu) por causa de um buraco numa via?

A primeira ação que deve tomar é chamar a PSP/GNR para registar a ocorrência. Acresce o registo fotográfico do local, quer das condições da via, quer dos danos da viatura. No passo seguinte, deve apurar quem tem a tutela da via em causa, se o Município ou a Infraestruturas de Portugal, a quem deve participar o sucedido. Se for o Município, encontra o formulário online “Relatório de Sinistro”, que deve ser preenchido e enviado por e-mail acompanhado dos elementos anteriores e dos orçamentos para [email protected] ou entregue presencialmente no Balcão Único.

2. Porquê tantos buracos nas vias? Esta situação apenas se verifica em Braga?

A principal razão para a proliferação de buracos nas vias é a intensidade das chuvas ocorridas nas últimas semanas, quer pela sua duração, quer pela quantidade de chuva concentrada no tempo, que provoca maior erosão nos pisos. Naturalmente, o impacto é maior nas vias que já se encontravam mais fragilizadas. Se olharmos por exemplo para as 86 ocorrências participadas à PSP durante o mês de Dezembro, verificamos que 31 delas ocorreram na Av. Frei Bartolomeu dos Mártires e 11 na Av. Francisco Salgado Zenha (Variante Sul), seguindo-se a Av. João XXI e a Av. da Liberdade. Quanto à área de influência da GNR, destacam-se nas 68 ocorrências registadas a Av. de Sequeira, a Rua de Mazagão (Aveleda), a Av. General Carrilho da Silva Pinto (Tenões) e a EN 205-4 (Mire de Tibães).
Também é natural que em zonas como a Antero de Quental (em que o piso está muito degradado) os condutores já tenham uma condução mais cuidadosa e fiquem menos expostos ao risco de serem surpreendidos.
A situação está longe de ser um exclusivo de Braga, sendo comum em todas as cidades de Norte a Sul do País, e com tanto maior incidência quanto maior for a frequência de trânsito nas vias.

O que devo fazer sempre que vir um buraco?

Se é certo que pode ser tentador fazer um post inflamado, a questionar o que se gasta em festas na cidade, será seguramente muito mais efectivo, participar esta ocorrência à Câmara Municipal, para acelerar a sua reparação.
Além dos demais canais, pode usar a via dedicada do e-mail [email protected], que é directamente encaminhado para os serviços responsáveis.
A sua colaboração é importante para o proteger a si e aos outros de novos incidentes.

Comentários

topo