Braga

Ricardo Rio “culpa o mau tempo” por tanto buraco nas ruas de Braga

Partilhe esta notícia!

Ao longo das últimas semanas, o tema dos buracos nas vias de Braga ganhou grande ênfase nas discussões públicas, e Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga, veio a público explicar o porquê de “tanto buraco” nas estradas do concelho de Braga.

Segundo Ricardo Rio, em jeito de “preguntas frequentes” fez alguns apontamentos para os cidadãos.

Extrato do comunicado de Ricardo Rio

Porquê tantos buracos nas vias? Esta situação apenas se verifica em Braga?

A principal razão para a proliferação de buracos nas vias é a intensidade das chuvas ocorridas nas últimas semanas, quer pela sua duração, quer pela quantidade de chuva concentrada no tempo, que provoca maior erosão nos pisos. Naturalmente, o impacto é maior nas vias que já se encontravam mais fragilizadas. Se olharmos por exemplo para as 86 ocorrências participadas à PSP durante o mês de Dezembro, verificamos que 31 delas ocorreram na Av. Frei Bartolomeu dos Mártires e 11 na Av. Francisco Salgado Zenha (Variante Sul), seguindo-se a Av. João XXI e a Av. da Liberdade. Quanto à área de influência da GNR, destacam-se nas 68 ocorrências registadas a Av. de Sequeira, a Rua de Mazagão (Aveleda), a Av. General Carrilho da Silva Pinto (Tenões) e a EN 205-4 (Mire de Tibães).
Também é natural que em zonas como a Antero de Quental (em que o piso está muito degradado) os condutores já tenham uma condução mais cuidadosa e fiquem menos expostos ao risco de serem surpreendidos.
A situação está longe de ser um exclusivo de Braga, sendo comum em todas as cidades de Norte a Sul do País, e com tanto maior incidência quanto maior for a frequência de trânsito nas vias.

O que devo fazer sempre que vir um buraco?

Se é certo que pode ser tentador fazer um post inflamado, a questionar o que se gasta em festas na cidade, será seguramente muito mais efectivo, participar esta ocorrência à Câmara Municipal, para acelerar a sua reparação.
Além dos demais canais, pode usar a via dedicada do e-mail [email protected], que é directamente encaminhado para os serviços responsáveis.

A sua colaboração é importante para o proteger a si e aos outros de novos incidentes.

Comentários

topo