Vila Verde

Mais de 200 pessoas vão animar o centro de Prado no Cortejo das Confrarias

Partilhe esta notícia!

O centro urbano da Vila de Prado prepara-se para ser palco de um cortejo com mais de duas centenas de pessoas. Chegam de vários pontos do país à margem direita do Cávado para participar no III Capítulo Solene e de Entronização da Confraria das Provas da Feira dos Vinte.

Os convivas saem da Praça Comendador Sousa Lima, nas imediações da Ponte de Prado, em direção ao Largo de São Sebastião (vulgo Campo da Feira), daí seguem pela Estrada Nacional até à Igreja Paroquial, onde vai decorrer o III Capítulo Solene e de Entronização.

Durante o percurso, o cortejo das confrarias vai encher de vida as principais artérias pradenses, levando os visitantes à (re)descoberta do património cultural e do centro nevrálgico da vila. A iniciativa está agendada para as 18h00 do próximo sábado, 14 de janeiro.
O evento integra o programa mais alargado do III Capítulo Solene e de Entronização da Confraria das Provas da Feira dos Vinte, que começa pelas 14h30 com a Receção aos Confrades e às Confrarias, na Biblioteca de Prado – Comendador Sousa Lima.

Feira dos Vinte © Luís Ribeiro/ Semanário V

Seguem-se ‘As Provas’, a partir das 15h15, na Casa do Povo da Vila de Prado. Aí, haverá um momento cultural seguido da degustação de ‘Papas à Moda dos Vinte’ com harmonização de vinhos verdes.
Às 18h00, terá lugar o Cortejo das Confrarias e meia hora mais tarde começa o Capítulo Solene e de Entronização. No final, para retemperar energias, realiza-se o jantar confrádico com direito a espetáculo musical. A animação continua pela noite dentro em ambiente de amizade e alegria com cantares ao desafio.

Comentários

topo