Desporto

SC Braga e FC Porto aproveitam empate no dérbi e ‘pressionam’ Benfica

Partilhe esta notícia!

O Benfica ‘atrasou-se’ hoje na I Liga de futebol, ao empatar em casa com o Sporting (2-2), com o FC Porto a aproveitar o dérbi da 16.ª jornada para se aproximar, com uma goleada caseira ao Famalicão (4-1).

No Estádio da Luz, os ‘encarnados’ recuperaram por duas vezes de desvantagem para resgatar um ponto, mas a vitória dos ‘dragões’ coloca os campeões em título a cinco pontos do líder.

Entre os dois rivais está o Sporting de Braga, que venceu no sábado o Boavista (1-0) e é segundo, com 37 pontos, a quatro do líder. Os ‘leões’ são quartos, com 29, mas podem ser ultrapassados na segunda-feira pelo Casa Pia, quinto com 27.

O Sporting esteve duas vezes em vantagem, com um golo na própria baliza do dinamarquês Alexander Bah, num lance disputado com Trincão, aos 27 minutos, e, depois, com um golo de Pedro Gonçalves, aos 53, na conversão de uma grande penalidade.

Das duas vezes, numa partida interessante e ‘elétrica’ e em que o ritmo ora acelerava, com o jogo a ficar ‘partido’, ora se tornava cauteloso, foi Gonçalo Ramos a desatar o nó para as ‘águias’, com tentos aos 37 e 64.

O internacional português é agora o melhor marcador do campeonato, com 11 golos, mais um do que o iraniano Taremi, do FC Porto, que hoje ‘só’ marcou um.

O Benfica perdeu, assim, os primeiros pontos a jogar em casa, enquanto os ‘leões’ continuam a má forma fora de portas, e o segundo seguido sem vencer após a derrota com o Marítimo (1-0).

Aproveitaram os ‘dragões’ que, pouco depois, entraram em campo em casa contra o Famalicão sabendo que podiam ganhar terreno ao Sporting, abaixo na classificação, e aproximar-se do líder, além de se recolocar a um ponto do Sporting de Braga.

Essa determinação viu-se desde cedo, sobretudo numa exibição ‘de gala’ do brasileiro Galeno, que marcou aos 10 e aos 21 minutos, e assistiu Otávio, aos 42, com Taremi a fazer o 4-0 aos 48, antes de Rui Fonte reduzir, aos 52.

Os campeões nacionais em título voltaram às vitórias após o nulo com a ‘surpresa’ do campeonato, o Casa Pia, na ronda anterior, enquanto os famalicenses interrompem uma série de duas vitórias seguidas, com Chaves (2-0) e Vizela (2-1), seguindo em 13.º, com 17 pontos.

No primeiro jogo do dia, o Desportivo de Chaves recebeu o Arouca e as duas equipas empataram 1-1, com recurso a grandes penalidades, primeiro pelo internacional canadiano Steven Vitória, aos 17 minutos, para a equipa da casa.

Os arouquenses empataram por João Basso, aos 79, e voltaram a pontuar, pelo segundo jogo seguido, continuando em sétimo, com 23 pontos, dois acima dos flavienses, sem ganhar há três encontros no nono lugar.

A 16.ª jornada encerra na segunda-feira com a visita do Casa Pia, quinto, ao Estoril Praia, 14.º, com os forasteiros ‘de olho’ no dérbi, já que estão a um ponto do Sporting, e com outro embate minhoto, entre Vitória de Guimarães (sexto) e Gil Vicente (16.º).

Comentários

topo