Braga

Banda Musical de Cabreiros celebra 180 anos de história

(C) Carlos Dobreira
Partilhe esta notícia!

A única banda filarmónica em atividade no concelho de Braga comemora 180 anos.

Houve uma arruada, seguindo-se a presença da banda aniversariante na celebração da Eucaristia Dominical, às 11h00m, na Igreja Paroquial. Pelas 12h00m houve uma romagem ao cemitério local.

Do programa evocativo destaca-se ainda o concerto de Ano Novo e de celebração de aniversário, agendado para as 16h30m, no Auditório do Centro Cultural de Cabreiros.

Urge preservar e divulgar, por exemplo, o acervo documental desta instituição através da sua digitalização e disponibilização online, assim como apoiar a sua Escola de Música e criar um prémio de investigação com o nome do seu fundador. A Câmara Municipal de Braga tem aqui um papel decisivo.

Igualmente, as cidadãs e os cidadãos com interesse devem apoiar a banda, por exemplo, tornando-se sócios/as.

A Banda Musical de Cabreiros integra a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2024) e vai interpretar, em 2023, uma partitura da canção do cantor minhoto e que está a ser composta por Ivo Silva (Maestro da Banda Musical de Arouca). Será uma estreia mundial e é a prenda de aniversário da Comissão Promotora e da Família de António Variações.

Com o título Guerra Nuclear, a canção terá sido idealizada em finais de 1983 e foi interpelada, pela primeira vez, em 2022, por Marisa Liz e os Moulinex após um repto lançado pela Família do cantor.

Comentários

topo